Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

segunda-feira, 15 de junho de 2020

Edvard Grieg: Legado além da Música!


Edvard Hagerup Grieg - 15/6/1843 – 4/9/1907 - compositor e pianista norueguês, nascido em Bergen em família de origem escocesa, foi o fundador da Escoal Nacionalista de Música. Ele é amplamente considerado um dos principais compositores da era romântica e sua música faz parte do repertório clássico padrão em todo o mundo. Seu uso e desenvolvimento da música folclórica norueguesa em suas próprias composições trouxeram a música da Noruega para a consciência internacional, além de ajudar a desenvolver uma identidade nacional, como Jean Sibelius fez na Finlândia e Bedřich Smetana fez na Boêmia.

Grieg é a pessoa mais célebre da cidade de Bergen, com inúmeras estátuas representando sua imagem e muitas entidades culturais nomeadas em sua homenagem: o maior edifício de concertos da cidade (Grieg Hall), sua escola de música avançada (Grieg Academy) e o coro profissional (Edvard Grieg Kor). O Museu Edvard Grieg, na antiga casa de Grieg, Troldhaugen, é dedicado ao seu legado.

Um século após sua morte, o legado de Grieg se estende além do campo da música. Há uma grande estátua de Grieg em Seattle, enquanto um dos maiores hotéis em Bergen (sua cidade natal) é chamado “Quality Hotel Edvard Grieg” (com mais de 370 quartos) e uma grande cratera no planeta Mercúrio recebe o nome de Grieg. Entre as composições escolhidas por DG para seu repertorio está nomeada: Sonata em c-menor, op.45

Fonte: Wikipedia 
Imagem: Britânica  

Nenhum comentário:

Postar um comentário