Edvard Hagerup Grieg - 15/6/1843 – 4/9/1907 - compositor e pianista norueguês, nascido em Bergen em família de origem escocesa, foi o fundador da Escoal Nacionalista de Música. Ele é amplamente considerado um dos principais compositores da era romântica e sua música faz parte do repertório clássico padrão em todo o mundo. Seu uso e desenvolvimento da música folclórica norueguesa em suas próprias composições trouxeram a música da Noruega para a consciência internacional, além de ajudar a desenvolver uma identidade nacional, como Jean Sibelius fez na Finlândia e Bedřich Smetana fez na Boêmia.
Grieg é a pessoa mais célebre da cidade de Bergen, com inúmeras estátuas representando sua imagem e muitas entidades culturais nomeadas em sua homenagem: o maior edifício de concertos da cidade (Grieg Hall), sua escola de música avançada (Grieg Academy) e o coro profissional (Edvard Grieg Kor). O Museu Edvard Grieg, na antiga casa de Grieg, Troldhaugen, é dedicado ao seu legado.
Um século após sua morte, o legado de Grieg se estende além do campo da música. Há uma grande estátua de Grieg em Seattle, enquanto um dos maiores hotéis em Bergen (sua cidade natal) é chamado “Quality Hotel Edvard Grieg” (com mais de 370 quartos) e uma grande cratera no planeta Mercúrio recebe o nome de Grieg.
Entre as composições escolhidas por DG para seu repertorio está nomeada: Sonata em c-menor, op.45
Fonte: Wikipedia
Imagem: Britânica
Nenhum comentário:
Postar um comentário