Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

segunda-feira, 8 de junho de 2020

Robert Schumann: Romântico Melancólico - Heinrich Wilhelm Ernst: Violinista Virtuoso


Robert Alexander Schumann, compositor alemão - 8/6/1810 – 29/7/1856 - demorou para se decidir entre a literatura e a música, trabalhou como crítico, professor e regente. Suas composições para piano e seus “lieder” estão entre as principais obras do romantismo.

Dotado de um duplo talento, literário e musical, ele deixou uma obra abrangente, que inclui desde canções e miniaturas para piano até óperas e sinfonias. O outro lado dessa capacidade criativa, no entanto, era uma personalidade marcada pela doença e pela depressão. Em 1854, atirou-se no Rio Reno. foi salvo, mas passou seus dois últimos anos de vida num asilo para doentes mentais em Endenich, próximo a Bonn. Schumann foi um dos músicos mais aclamados da primeira metade do século 19, muito influente na Alemanha.

Heinrich Wilhelm Ernst, 8/6/1812 – 8/10/1865 foi um violonista e compositor judaico da Morávia, amplamente visto como um destacado violinista de sua época e um dos maiores sucessores de Niccolò Paganini.

Era um artista muito estimado em seus dias. Muitos o viam como o violinista superior de seu tempo. Ele não apenas contribuiu para a reprodução polifônica, mas também descobriu novas maneiras idiomáticas de compor a música de violino concebida polifonicamente. Seus amigos incluíam Hector Berlioz e Felix Mendelssohn. 

Em 1828, Niccolò Paganini visitou Viena. Ernst o ouviu e ficou profundamente impressionado com seu toque no violino. Dizem que Ernst tocou para Paganini, que previu uma carreira brilhante para ele. Por volta de 1837, uma série de shows transformou Paganini e Ernest competidores. Muitos diziam que Paganini dominava melhor as dificuldades, mas Ernst tocava com mais sentimento. Ernst mais tarde compôs seu próprio conjunto de variações sobre o tema “Carnaval de Venise”. 

DG tem em seu repertório oficial: Concerto para Violino em f sharp-minor, Sonata Solo nº1 em F maior, Sonata Solo nº2 em A maior, Sonata Solo nº4 em C maior, Variaçãos sobre “The Last Rose”, Grand Caprice op.26 “Erlkönig” de Heinrich Wilhelm Ernst e “Marchenbilder” op.13, Concerto para Violino em d-menor de Robert Schumann

Fontes/Imagens: https://pt.wikipedia.org/wiki/Robert_Schumann
https://en.wikipedia.org/wiki/Heinrich_Wilhelm_Ernst

Nenhum comentário:

Postar um comentário