Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

quinta-feira, 16 de julho de 2020

O expressivo e intenso Mestre Eugene Ysaÿe!


O violinista, maestro e compositor belga - 16/7/1858, Liège, Bélgica - 12/5/1931, Bruxelas - foi o principal intérprete das obras de cordas de compositores franceses e belgas de sua época.

Depois de um ano como maestro de uma orquestra em Berlim, Ysaÿe viajou pela Noruega, Rússia e França. De 1886 a 1897, ele foi professor de violino no Conservatório de Bruxelas . Em 1894, ele iniciou em Bruxelas uma série de concertos orquestrais que introduziram muita música nova . No mesmo ano, ele fundou o Ysaÿe Quartet, ao qual Claude Debussy dedicou o quarteto de cordas que ele escreveu. De 1918 a 1922, Ysaÿe foi o maestro da Orquestra Sinfônica de Cincinnati (Ohio).

O toque de Ysaÿe era conhecido por seu virtuosismo, expressividade e uso intensivo de vibrato. Ele inspirou obras de César Franck (que influenciou seu estilo inicial), Camille Saint-Saëns, Vincent d'Indy e Gabriel Fauré. Entre suas melhores composições, há seis sonatas para violino desacompanhado, contendo novos efeitos de acordes e pizzicato. Ele também escreveu oito concertos para violino, obras de câmara e uma ópera no dialeto valão , Piér li Houïen (1931; "Peter the Miner").

A Sonata nº3, op.27 do mestre Eugène Ysaÿe consta no repertório oficial de David Garrett.

Fonte: Britânica
https://www.britannica.com/biography/Eugene-Ysaye

Nenhum comentário:

Postar um comentário