O violinista, maestro e compositor belga - 16/7/1858, Liège, Bélgica - 12/5/1931, Bruxelas - foi o principal intérprete das obras de cordas de compositores franceses e belgas de sua época.
Depois de um ano como maestro de uma orquestra em Berlim, Ysaÿe viajou pela Noruega, Rússia e França. De 1886 a 1897, ele foi professor de violino no Conservatório de Bruxelas . Em 1894, ele iniciou em Bruxelas uma série de concertos orquestrais que introduziram muita música nova . No mesmo ano, ele fundou o Ysaÿe Quartet, ao qual Claude Debussy dedicou o quarteto de cordas que ele escreveu. De 1918 a 1922, Ysaÿe foi o maestro da Orquestra Sinfônica de Cincinnati (Ohio).
O toque de Ysaÿe era conhecido por seu virtuosismo, expressividade e uso intensivo de vibrato. Ele inspirou obras de César Franck (que influenciou seu estilo inicial), Camille Saint-Saëns, Vincent d'Indy e Gabriel Fauré. Entre suas melhores composições, há seis sonatas para violino desacompanhado, contendo novos efeitos de acordes e pizzicato. Ele também escreveu oito concertos para violino, obras de câmara e uma ópera no dialeto valão , Piér li Houïen (1931; "Peter the Miner").
A Sonata nº3, op.27 do mestre Eugène Ysaÿe consta no repertório oficial de David Garrett.
Fonte: Britânica
https://www.britannica.com/biography/Eugene-Ysaye
Nenhum comentário:
Postar um comentário