Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

quarta-feira, 29 de julho de 2020

O Rei dos instrumentos!


“O piano é capaz de comunicar a mais sutil e universal das verdades por intermédio da madeira,, do metal e da vibração do ar” (Kenneth Miller – cientista)

O instrumento amado por DG é o violino, mas ele também aprendeu a tocar o piano, algo que gosta de fazer para relaxar depois de uma sessão de estudo com o violino e que o auxilia na hora de compor.

Conhecido como “Rei dos Instrumentos”, o piano possui a maior extensão de notas de todos os instrumentos com mais de sete oitavas. A palavra “piano” é abreviatura de “pianoforte”, que significa que os instrumento pode ser tocado mais alto ou mais baixo em resposta ao toque no teclado.

200 – Segundo a tradição é possível que o santur, um instrumento de cordas tocado com martelos, oriundo da Pérsia, tenha dado origem ao dulcimer martelado, que por sua vez, levou à criação do clavicórdio e do cravo.

Séc.14 – primeiros registros escritos do cravo, instrumento de cordas beliscadas.

1500-1700 – O clavicórdio e o cravo tornam-se populares na Europa.

1700 – A família italiana Médici possuía um piano, provavelmente fabricado por Bartolomeo Cristofori, artesão telentoso, criador do piano como hoje o conhecemos.

1777 – John Broadwood, Robert Stodart e Mericus Backers concebem um piano numa caixa de cravo – o original “piano de cauda”.

Em 1783, o inglês John Brodwood acrescentou o pedal de surdina e o pedal direito.

Em 1821, o francês Sébastien Erhard criou o mecanismo que permite o toque repetido das mesmas teclas – pequenas mudanças que fazem muita diferença.

Final sec.18 – Johann Andreas Stein inventa uma versão aperfeiçoada do piano, o “piano vienense”.

Início do séc.19 – Sistema de “duplo escape” (repetição) inventado na França por Sebastien Érard permitia tocar com incrível rapidez.

1843 – Patenteada a primeira armação de ferro para piano de cauda.

1853 – Steinway & Sons funda uma prestigiosa fabricante de pianos.

Os pianos existem em diversos tamanhos, começando pelo piano de meia causa, que mer 162cm ou menos e terminando com o piano clássico de cobcerto que pode medir 3m de comprimento. Quanto mais longo for o piano, mais compridas são as cordas, em especial as graves, conferindo ao piano um tom e uma ressonância melodiosas.

Fonte: Música para Crianças – Dorling Kindersley/Ed. Civilização - pág.62
Imagem: Frame entrevista ARD Brisant

Nenhum comentário:

Postar um comentário