(Este é um assunto interessante, tipicamente germânico, portanto diz respeito a todos os alemães, sem exceção)
Ver corpos nus na sauna ou em determinadas áreas de praias, lagos e parques urbanos não é novidade na Alemanha, afinal, com sete milhões de adeptos, o nudismo é prática tradicional no país.
Localizada a cerca de 100 quilômetros ao norte de Berlim, a pequena cidade de Lychen, com cerca de 3 mil habitantes, ganhou as páginas de jornais alemães recentemente. As manchetes tratavam da polêmica proibição da prática de nudismo na região. A proibição não agradou nem um pouco aos adeptos da Freikörperkultur (FKK) – cultura do corpo livre, tradição alemã há mais de um século – e provocou reações iradas.
O primeiro clube de FKK foi criado na cidade de Essen em 1898 e a primeira praia FKK oficial na Alemanha foi inaugurada em 1920 na ilha de Sylt, no norte do país. O movimento já foi associado não só à experiência de "união com a natureza", mas também a aptidão física e liberdade de movimento. As novas vertentes dessa cultura são popularmente chamadas de Nacktivitäten (atividades nudistas) e praticadas por naturistas que se unem em diferentes áreas do país para passear, andar de bicicleta, de canoa ou a cavalo, sempre nus.
Por isso, chama a atenção ver esse tipo de debate na Alemanha, um país com uma longa tradição de FKK; onde há praias e espaços nudistas em vários locais – inclusive em Berlim é possível ver pessoas tomando sol sem roupa em parques – onde o nudismo é visto como algo normal e banal.
O que pensará DG sobre esse assunto?
Fontes: DW
https://www.dw.com/pt-br/esc%C3%A2ndalo-nudista/a-53939692
https://www.dw.com/pt-br/fkk/t-36512606
https://www.dw.com/pt-br/com-7-milh%C3%B5es-de-adeptos-nudismo-%C3%A9-pr%C3%A1tica-tradicional-na-alemanha/a-5707351
Imagem web sem crédito
Nenhum comentário:
Postar um comentário