A partir do século 17, famosos compositores concederam à música ocidental estruturas e estilos muito particulares. Esta música continua a ser apreciada e executada em todo mundo.
O Barroco (1600-1750) foi um período de grande evolução na música europeia – o nascimento da ópera, a criação da orquestra e um crescimento na música instrumental. O estilo foi se dissociando aos poucos da complexa música entretecida dos períodos medieval e renascentista e a música vocal tornou-se mais dramática.
- Por volta de 1030 o monge italiano Guido d’Arezzo criou a pauta musical.
- Entre os séc. 12 e 16 os compositores criaram a música polifônica – uma peça contínua e fluída de linhas melódicas entrelaçadas. A polífonia tornou-se uma das características fundamentais da música sacra.
- Entre os séc. 6 e 11 a música medieval passou do cantochão – vozes cantando uma única linha melódica – para a introdução de uma série de partes vocais
- A partir do séc.15 grandes mudanças culturais começaram a ocorrer em toda Europa – era o Renascimento. Mercadores como os alemães, “Meistersinger” (mestres cantores) começaram a tocar música, as famílias abastadas compravam música voval e instrumental e a música podia ser impressa e vendida.
- Muitos instrumentos apareceram durante o Renascimento, como a viola, a sacabuxa e a flauta doce, enquanto outros foram aperfeiçoados. O virginal e o cravo eram instrumentos de teclas populares.
- No início do séc. 17 o italiano Monteverdi influenciou um novo estilo musical mais tarde conhecido por ópera.
- Os madrigais eram canções profanas populares para várias vozes.
Os compositores barrocos criaram muitas formas novas de música. Entre eles detacam-se: Barbara Strozzi, Jean Baptiste Lully, Henry Purcell, Johann Pachelbel, Arcangelo Corelli, Fraçois Couperin, George Frideric, George Philipp, Antonio Vivaldi, Johann Sebastian Bach.
Fonte: Música para Crianças – Dorling Kindersley/Ed. Civilização - pág.38/39
Nenhum comentário:
Postar um comentário