Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

domingo, 16 de agosto de 2020

A História continua: Música Barroca!


A partir do século 17, famosos compositores concederam à música ocidental estruturas e estilos muito particulares. Esta música continua a ser apreciada e executada em todo mundo.

O Barroco (1600-1750) foi um período de grande evolução na música europeia – o nascimento da ópera, a criação da orquestra e um crescimento na música instrumental. O estilo foi se dissociando aos poucos da complexa música entretecida dos períodos medieval e renascentista e a música vocal tornou-se mais dramática.

- Por volta de 1030 o monge italiano Guido d’Arezzo criou a pauta musical.

- Entre os séc. 12 e 16 os compositores criaram a música polifônica – uma peça contínua e fluída de linhas melódicas entrelaçadas. A polífonia tornou-se uma das características fundamentais da música sacra.

- Entre os séc. 6 e 11 a música medieval passou do cantochão – vozes cantando uma única linha melódica – para a introdução de uma série de partes vocais 

- A partir do séc.15 grandes mudanças culturais começaram a ocorrer em toda Europa – era o Renascimento. Mercadores como os alemães, “Meistersinger” (mestres cantores) começaram a tocar música, as famílias abastadas compravam música voval e instrumental e a música podia ser impressa e vendida.

- Muitos instrumentos apareceram durante o Renascimento, como a viola, a sacabuxa e a flauta doce, enquanto outros foram aperfeiçoados. O virginal e o cravo eram instrumentos de teclas populares.

- No início do séc. 17 o italiano Monteverdi influenciou um novo estilo musical mais tarde conhecido por ópera.

- Os madrigais eram canções profanas populares para várias vozes.

Os compositores barrocos criaram muitas formas novas de música. Entre eles detacam-se: Barbara Strozzi, Jean Baptiste Lully, Henry Purcell, Johann Pachelbel, Arcangelo Corelli, Fraçois Couperin, George Frideric, George Philipp, Antonio Vivaldi, Johann Sebastian Bach.

Fonte: Música para Crianças – Dorling Kindersley/Ed. Civilização - pág.38/39

Nenhum comentário:

Postar um comentário