Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Música e cores!


Um estudo da Universidade da Califórnia, em Berkeley, mostrou que o cérebro humano é capaz de fazer relações entre cor e música, dependendo das sensações que uma melodia provoca. Essas associações, segundo a pesquisa, podem superar barreiras culturais, como se todas as pessoas tivessem uma “paleta emocional” em comum. (...)

A tendência é que músicas mais rápidas sejam relacionadas a cores claras e vívidas, como amarelo, e melodias mais lentas, a tons escuros, acinzentados ou azulados. (...)

Outros dois experimentos tiveram como foco associações entre música e expressões faciais e entre expressões faciais e cores. Aqui também os resultados corroboram a hipótese de que “emoções em comum são responsáveis pela associação entre música e cor. Músicas mais agitadas foram relacionadas com expressões felizes, enquanto músicas mais lentas foram associadas à tristeza. Ao mesmo empo, os rostos felizes foram ligados ao amarelo e outras cores claras e expressões sombrias foram associadas a tons de vermelho escuro.

Os resultados podem ter implicações em terapias criativas, na propaganda e até em softwares de execução de música, que poderiam, por exemplo, criar imagens animadas em sintonia com a música que está sendo tocada, em vez de usar padrões aleatórios.

Eles também acreditam que o estudo pode fornecer evidências para o estudo da “sinestesia”, condição neurológica que faz com que o estímulo de um sentido provoque reações de outro. Por exemplo, o mestre do violino Itzhak Perlman vê a cor das notas que toca e as descreve assim: "Se eu tocar um Si bemol na corda G, diria que a cor para mim é provavelmente verde floresta profundo; e se eu tocar um A na corda E, isso seria vermelho; se eu tocar o próximo B diria que é amarelo. Eu associo as cores brilhantes do espectro às cordas superiores do violino e as cores escuras às inferiores."

Fontes:
https://veja.abril.com.br/ciencia/estudo-mostra-como-o-cerebro-relaciona-musicas-e-cores/?fbclid=IwAR0MchkWiCQQuFTCvCaF5SnuTxhAFgwR1r38KFluoUu5ITUiYNv12yslsv8
https://www.pnas.org/content/early/2013/05/10/1212562110.abstract?sid=d0fe117b-256d-41bd-a8ec-7f9d4c9e3114
https://www.psychologytoday.com/us/blog/sensorium/201202/the-red-his-e-string
Imagem DG: Unlimited-Queen Mary 2
Imagem Cores: ViuAkiSite

Nenhum comentário:

Postar um comentário