Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Alemanices: Pontualidade, "a melhor prova de boa educação"!

 

By Karina Gomes 

Alemães consideram chegar no horário uma virtude. Atrasos são tidos como falta de respeito e podem até fragilizar uma amizade. Encontros devem ser marcados com antecedência e muitas vezes têm hora para terminar. 

A pontualidade é ponto muito sensível para quem vive na Alemanha. Fazer alguém esperar, mesmo que cinco minutos, pode até fragilizar uma amizade. Chegar no horário combinado é uma demonstração de respeito e "a melhor prova de uma boa educação", como descrito pelo filósofo e crítico de arte alemão Gotthold Ephraim Lessing (1729-1781). 

O "jeitinho" não funciona em quase nenhuma situação. Logo após a justificativa pelo atraso, vem uma bronca sincera e, talvez, pouco polida. Se algo estava planejado, era preciso cumprir. E se por algum motivo foi realmente impossível chegar no horário, é preciso avisar sobre o atraso. 

Para os alemães, a frase "ah, sim, vamos combinar um jantar um dia" significa que é preciso pegar a agenda e já marcar o encontro, de preferência, com a maior antecedência possível. Muitos encontros também têm hora para acabar. É comum alguém dizer à visita: "Ok, acho que agora terminamos, vocês podem ir para a casa." Não é falta de educação, apenas normal. 

Se você marcou sua festa de aniversário para as 19h30 não espere que os convidados cheguem depois das 20h. Exatamente, às 19h30 alguém vai tocar a campainha, e você talvez ainda nem tenha acabado de arrumar a mesa. Um ditado popular alemão diz que "cinco minutos antes da hora é a pontualidade do alemão". Nem tão cedo e nunca tão tarde é a regra. 

Se o trem vai passar às 8h58, não adianta chegar às 9h. Já era. Os horários dos transportes são todo picados, e um minuto faz toda a diferença. Frequentemente, os trens atrasam, deixando os passageiros furiosos. Com algumas exceções, grandes projetos e obras também costumam ser entregues no prazo estipulado. 

Para quem tem a flexibilidade como virtude ou está acostumado com o "jeitinho" fica difícil se encaixar numa vida fracionada por horários e compromissos, mas, com o tempo, entramos no ritmo da pontualidade e entendemos que, sem organização, é praticamente impossível viver na Alemanha. Há até um provérbio que diz: "Quem chega tarde é castigado pela vida."

Nenhum comentário:

Postar um comentário