Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Alemanices: Self-service de flores!

By Karina Gomes 

Na Alemanha, é possível colher flores nos campos e montar um buquê para presentear ou enfeitar a casa. Sistema se baseia na confiança. Placas indicam valores de cada flor, e clientes devem colocar dinheiro numa latinha. 

O campo está repleto de lírios, girassóis e tulipas. Há uma placa com a indicação "Blumen zum selbst schneiden” (Flores para colher) em frente às fileiras coloridas, assim como ferramentas de jardim. Logo embaixo fica a caixa da confiança (Vertrauenskasse). É ali que você coloca as moedas para pagar por cada flor colhida. E ninguém faz o controle do valor depositado. 

Campos de flores como esse, na Renânia do Norte-Vestfália (estado de DG), estão espalhados por toda a Alemanha. O self-service de flores é baseado na confiança. Você pode formar o seu buquê com quantas flores quiser e contribuir com o trabalho dos produtores. 

A placa indica o preço de cada flor. Lírios e gladíolos custam 70 centavos de euro cada, e os girassóis e as dálias, 30 centavos de euro cada. É possível passar o dia todo nos campos colhendo quantas flores quiser. É só fazer o cálculo e colocar o valor na caixinha. Por isso, não se esqueça de levar moedas. 

Os produtores só esperam que o cuidado e o trabalho seja recompensado. E confiam que os clientes vão valorizar o esforço e pagar pelas flores. Campos de maçãs, morangos, ameixas e cerejas têm um sistema parecido, mas com um controle maior. Geralmente há alguém para pesar as frutas e cobrar o valor correspondente. 

Para colher flores, é recomendável levar uma tesoura de jardim, faca ou canivete, mas alguns produtores oferecem o instrumento gratuitamente. Os campos ficam geralmente na beira da estrada e geralmente permanecem abertos para colheita entre julho e outubro. 

Além de ser um passeio para o fim de semana ou uma forma de encurtar a cadeia de consumo, colher nos campos garante flores frescas com cores mais vivas e que duram mais tempo que as compradas em supermercados e lojas. 

As placas nos campos indicam o motivo principal para colher, pagar e confiar: "Nur bezahlte Blumen bringen Freu(n)de!" – "Apenas flores pagas trazem alegria (Freude) e amigos (Freunden)".

Nenhum comentário:

Postar um comentário