Os termos música e musicalidade, por muito tempo foram associados como sendo sinônimos. Temos a ideia de que ser musical é apenas aquele que, com o seu instrumento ou voz, consegue interpretar o sistema de notação musical, porém esse entendimento é bastante restrito.
Sendo a música um veículo comunicativo da expressão de emoções, a musicalidade é uma forma de expressão humana de caráter universal, expondo os sentimentos, emoções, sensações através da música. Ser musical vai muito além de técnica e interpretação de uma música, ser musical é expressar todos os sentimentos que sentimos através aquela música que estamos executando.
Sabe quando DG nos encanta, nos faz chorar ou sentir alegria enquanto toca? Isso é ser musical. Um músico com musicalidade consegue passar sentimentos, emoções e sensações no momento em que esta tocando seu instrumento.
A técnica e/ou o estudo musical algumas vezes atrapalham a expressão da musicalidade. Cada pessoa tem um jeito de ser, sentir, pensar, tocar, analisar, estudar e para isso não existem regras. Basta deixar aflorar a musicalidade sem esquecer dos princípios da música!
Fonte:
https://institutomusicaldarezzo.com.br/diferenca-entre-musica-e-musicalidade/#sthash.ftUDHvcA.ixogzWPS.dpb
Imagem: Web sem crédito
Nenhum comentário:
Postar um comentário