Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

terça-feira, 13 de outubro de 2020

Alemanices: A criatividade alemã nas placas dos carros!

By Karina Gomes 

Na Alemanha, os motoristas podem escolher combinações de letras e números nas placas dos veículos. Criatividade dá lugar a palavras engraçadas, como “sexy” e “botox”. 

Não se surpreenda caso se depare com a palavra "sexy” em uma placa de carro alemão. Na Alemanha, os motoristas podem usar toda a criatividade para fazer combinações com as letras e números das placas dos seus veículos. 

Por aqui, as placas pertencem ao proprietário e são adquiridas nas prefeituras das cidades onde os veículos são registrados. Os símbolos (Kfz-Kennzeichen) podem ser escolhidos pelo motorista com um pagamento de uma taxa que varia, em geral, entre 10 e 30 euros. O motorista pode manter a placa e usar em outro veículo, caso faça uma troca. Basta registrar o novo veículo com a mesma placa. 

As placas seguem os regulamentos da União Europeia (UE). À esquerda, fica a parte em azul com o círculo de estrelas símbolo do bloco, acompanhada da inicial do país. No caso da Alemanha, é a letra D, de "Deutschland" (Alemanha). 

A seguir, vêm as a iniciais da cidade onde o veículo foi registrado. Para as cidades grandes, há apenas uma letra, como B, para Berlim, e F, para Frankfurt. Para as médias e pequenas, são de duas a três letras, como MZ, para a cidade de Mainz. 

Na sequência, há duas etiquetas redondas. A que fica na parte superior é a HU-Plakette, que indica o ano e o mês em que a próxima inspeção veicular deverá ser feita. Abaixo, está o brasão do estado alemão onde o veículo está registrado, como Bayern (Baviera) e Hessen. 

Ao lado dos dois símbolos, segue mais uma ou duas letras e uma combinação de números que podem ser escolhidos pelo proprietário de acordo com a disponibilidade. É então que quem tem um carro na Alemanha pode exercer toda a criatividade ao combinar as iniciais das cidades com as letras disponíveis para escolha. Os números podem indicar, por exemplo, o aniversário do motorista. 

Na Autobahn (autoestrada alemã), já vi uma placa com a palavra "frei” (livre). O motorista combinou as iniciais de Freiburg (FR), no sul da Alemanha, com EI (ovo) para formar a palavra. 

A palavra "sexy” é comum em placas registradas na cidade de Bad Segeberg, no norte da Alemanha, que tem as iniciais SE. Alguns motoristas pagam a taxa extra para adquirir as letras XY. Em Rottenburg an der Laaber, no sul do país, as iniciais são ROL. Muitos motoristas não perdem a chance e adicionam as letras EX: "rolex". 

Mas nem todas as combinações são permitidas. A combinação IS, referente ao grupo terrorista "Estado Islâmico”, na sigla em alemão, foi banida em Düsseldorf. Combinações de letras ligadas ao nazismo, como HJ (Juventude Hitlerista), KZ (campo de concentração) e SA e SS (forças paramilitares nazistas), são expressamente proibidas. Em alguns estados, os números 14, 18, 28 e 88, usados como símbolos neonazistas e códigos de skinheads, também são banidos. 

Alguns estados também não permitem as combinações IZ AN (nazi, lido de trás para frente), NS (nacional-socialismo), ou HEI L. No estado da Saxônia-Anhalt, a combinação SK IN (para skinhead) também é proibida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário