Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

O Revolucionário!

Olaf Neumann falou com Davdi Garrett sobre música, proibição de shows e criatividade na época de Corona. 

ON: Qual foi o desafio em sua reinterpretação da música "Paint It Black" dos Rolling Stones?
DG: A peça tem uma melodia incrivelmente boa para este instrumento. Também gosto da combinação com "Firebird" de Stravinsky, que trouxemos para a seção intermediária. É incrivelmente emocionante combinar uma peça de rock com algo clássico sem que o ouvinte perceba imediatamente. 

ON: Você acha que suas interpretações também atrairão novos públicos para a música clássica?
DG: Já vi isso muitas vezes no passado: alguém compra um álbum clássico de mim e de outra forma não ouviria clássicos, ou o contrário: alguém compra um álbum cruzado quando só ouve música clássica. 

ON: O que torna a música "Imagine" de John Lennon interessante para você - a mensagem ou a melodia?
DG: É uma composição incrivelmente bonita com uma ótima mensagem. Eu estava no estúdio com meu guitarrista e produtor Franck van der Heijden. Freqüentemente, nós apenas sentávamos lá os dois e experimentávamos muito. Tocamos "Imagine" espontaneamente, e foi tão bom que ligamos os microfones imediatamente. A peça foi gravada em dez minutos. Algumas coisas vão super rápido. 

ON: Qual músico de pop ou rock pode escrever as melodias mais bonitas?
DG: Em termos de melodias, as canções dos Beatles são muito cativantes. Foi uma combinação incrivelmente boa com os quatro caras. Cada um deles trouxe algo muito original. Os Beatles eram tão populares por um motivo. Para mim, é a melhor banda do mundo por uma pequena margem. 

ON: A separação entre música pop e clássica não se aplica a você?
DG: Nunca mais. Não faz diferença para mim se algo vem da música clássica, jazz ou pop. O principal é que me toca emocionalmente porque é bem escrito, cantado e também instrumental. 

ON: Você cresceu com uma música muito exigente.
DG: Por que pop ou rock também não podem ser sofisticados? Esse é um clichê muito sério. Há uma quantidade enorme de peças clássicas que não exigem nada e nunca são tocadas. Elas se enquadram no título "não está bem escrito". Elas também estão disponíveis com compositores renomados. 

ON: Como a música "Enter Sandman" do Metallica tocou você particularmente?
DG: É um hino de rock absoluto. Fiquei pasmo com a peça porque você precisa da abordagem certa para reinterpretá-la. Eu incluí a mudança entre violino acústico e elétrico porque eu não poderia ter deixado a seção do meio tão rock com o Stradivarius. Faltava dureza. Daí essas variações. ON: Com que frequência você acha que o público sente o mesmo que você? DG: Não necessariamente presto atenção às reações do público. Estou sempre tão focado que só julgo e percebo tudo o que acontece ao meu redor no palco. Talvez no último terço do show eu preste mais atenção ao público. Isso é uma coisa boa. O que me encanta pessoalmente como telespectador é que quando alguém está realmente envolvido não toca para o público, mas para a música. 

ON: Quando foi seu último show ao vivo?
DG: Nós nos apresentamos em Abu Dhabi em janeiro. Nada desde então. 

ON: Sua vida era mais agitada antes do bloqueio?
DG: Sim, muito mais agitado. Qualquer músico responderia a essa pergunta assim. Também era mais emocionante e interessante de várias maneiras. Tenho saudades de todas as viagens, das experiências e do contato com o público. No momento, não sinto certas emoções. Por outro lado, também há muito menos nervosismo, tanto positivo quanto negativo, porque tornou minha vida muito mais tranquila. 

ON: Como é a situação em Nova York, onde você também mora?
DG: Eu não estive lá nos últimos sete meses. Mas ouvi de amigos que Nova York parece uma cidade fantasma. A maioria dos restaurantes está fechada. É tudo muito surreal. 

ON: De que vivem seus amigos artistas americanos?
DG: Da mão à boca. É muito difícil para eles. Muitos precisam mudar para outras indústrias para poderem ganhar a vida. Por exemplo, quando leio no Facebook como algumas pessoas ficam desesperadas, fico muito triste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário