DG: “Definitivamente com Niccolò Paganini. Eu adoraria trocar ideias com ele sobre seu trabalho e meu trabalho e perguntar-lhe como ele surgiu com suas ideias revolucionárias. Este homem moldou e mudou o toque de violino como nenhum outro. Ele é e continuará sendo uma lenda fascinante."
Se antigamente existiu uma figura de “rock star” no violino, esta seria Niccolò Paganini. O músico mudou o que "técnica" significava para o mundo do violino e inspirou o pianista Franz Liszt, que começou a fazer o mesmo para o mundo do piano.
Nascido em 27/10/1782, Paganini era alto, muito magro e esguio, com um rosto comprido e estreito e uma coluna vertebral curvada ou retorcida, com o ombro esquerdo visivelmente mais elevado do que o direito. Dizem que era portador de algumas anomalias genéticas, mas seja qual for a origem de sua diversidade física, ele soube aproveitar sua aparência atípica para transformá-la em uma vantagem na competição com os demais intérpretes de seu tempo.
Aproveitou o aspecto estranho que sua figura oferecia para acentuá-la, brincar com ela e aproveitar o medo e o preconceito das pessoas para ganhar sua fama de demonizado e estranho – era o violinista do diabo - o que aumentou consideravelmente a expectativa e a quantidade de público que comparecia aos seus recitais, convertendo sua singularidade na reivindicação de suas performances, até ser reconhecido pelo que de fato era, um dos melhores músicos de sua época.
Fontes/Imagem Paganini
https://www.coca-cola-deutschland.de/unterhaltung/auf-ne-coke-mit-interviews/auf-ne-coke-mit-david-garrett?s=09&fbclid=IwAR0FIMWuoCpd4_sTUSsZSYUIqaNWzAJ8rjGv7DwfMYp754XN5JFevfHGJ_A
https://adaptabilisimo.com/niccolo-paganini-usar-la-diferencia/
Imagem DG: Entre Notas/Unlimited/Queen Mary 2 – out/2019
#davidgarrett #entrevista #interview #entrenotas #paganini
Nenhum comentário:
Postar um comentário