Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

terça-feira, 10 de novembro de 2020

Da cabeça diretamente para a partitura: Assim era Ennio Morricone!


É quase impossível fazer uma lista das melhores trilhas sonoras criadas pelo maestro italiano Ennio Morricone – 10/10/1928 – 6/7/2020. Em seus quase 70 anos de carreira, foram mais de 500 músicas criadas para filmes no cinema, programas de televisão e rádio. 

Ennio começou a compor aos 6 anos de idade e tinha formação clássica no Conservatório Santa Cecília de Roma, com especialização em composição e trompete. Sua estreia no cinema se deu em 1961 com a música do filme Il Federale (Luciano Salce). 

Sua fama, porém, só veio com o filme “Por um Punhado de Dólares” (1964), do diretor italiano e amigo de infância de Ennio, Sergio Leone. A clássica música de faroeste se tornou um marco atemporal no gênero e apreciada mundialmente. 

Além da carreira no cinema, o compositor deixou sua marca em diversos países e gêneros musicais, e compôs para e Pet Shop Boys, Andrea Bocelli, Mina , Sting, e trabalhou em um álbum do brasileiro Chico Buarque de Holanda. 

O maestro possuía um modo peculiar de compor: da cabeça diretamente para a partitura, sem passar por qualquer instrumento. O compositor chegou a afirmar em uma entrevista que não precisa ouvir a música pra senti-la, e que a escuta quando tudo está em silêncio. 

Qualquer que fosse o método, com certeza trouxe muito sucesso e reconhecimento para o compositor que, ao longo da carreira, foi vencedor de diversos prêmios por seu trabalho, desde Grammys a Globos de Ouro e Baftas e Oscars! 

A música de Ennio Morricone “La Califa” faz parte do repertório oficial de DG. 

Fonte:
https://institutodecinema.com.br/mais/conteudo/musica-no-cinema-vida-e-obra-de-ennio-morricone 
Imagem Morricone: Jim Dayson
Imagem DG: Sem crédito na web

Nenhum comentário:

Postar um comentário