Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Entrevistas de David Garrett!


Por Fabienne Wolf
Uma tentativa de análise de um fenômeno musical - Parte 7 

David Garrett é experiente em dar entrevistas, como fica claro nas amostras da Internet. Entrevistas têm sido eventos recorrentes em sua vida por duas décadas e por isso não é de estranhar que ele tenha modos tão impecáveis. Às vezes, uma pergunta faz David estremecer ligeiramente, mas ele nunca perde a compostura. 

Em geral, as perguntas permanecem as mesmas ao longo dos anos. Geralmente dizem respeito a seu sucesso inicial como criança prodígio, a quantidade de prática necessária para dominar seu instrumento, sua escola em casa e a resultante falta de amigos, as ambições de seus pais, o valor de seu Stradivari, sua mudança para Nova York, Sua carreira lateral como um modelo, sua imagem de estrela de rock, seu status solteiro ou não-solteiro... tudo tediosamente repetitivo. 

Seria compreensível que, às vezes, David mostrasse fadiga, mas ele lida com essas questões da mesma maneira que ele se aproxima de “O sole mio” ou “O Tannenbaum”: fazendo uma pausa para refletir e respondendo de uma maneira que faz suas respostas parecerem novas e frescas. Mas embora suas respostas sejam sempre sinceras, muitas vezes parecem resguardar algo. David não revela o que julga ser privado, não importa quão direta ou astutamente as perguntas são formuladas. Ele tem uma maneira deliciosamente inofensiva de evadir-se de perguntas curiosas enquanto ele vira suas respostas para o único tópico que ele realmente quer falar: MÚSICA. 

Naturalmente nós antecipamos para onde cada pergunta é dirigida. David também e ele raramente dá a resposta esperada. Embora permaneça infalivelmente encantador e polido, deslizará pela rede e falará uma vez mais sobre sua paixão pela música, sua compreensão da música, sua aproximação à música e sua vida com a música. Às vezes, você sente a frustração de seus entrevistadores. Afinal de contas, é seu trabalho extrair suculentas informações de seu entrevistado e como esperam atrair David para falar sobre sua "infância infeliz", seu "pai abusivo" ou suas "muitas namoradas", devem ficar frustrados pensando: como é que ele está falando de música novamente? 

Comentários de fãs: "Muito talento, ainda humilde em sua perspectiva. A combinação faz o homem verdadeiramente grande. Podia ouvir a sua música o dia todo! Bem, na verdade eu ouço."-"Esses programas de TV: como pedaços de um mosaico, eu os coleciono pouco a pouco "-" David, obrigada por compartilhar vídeos e tua bela música. Deus te abençoe."-"Ele nos deleita com seu charme, humildade, inteligência e sabedoria musical. Impossível não se apaixonar por este homem!"-"Falar na frente do público é muito difícil e ele faz isso com facilidade e consideração pelo assunto."-" Acho que ele é meu artista favorito... ele parece ser um cara humilde!"-"Eu amo o jeito que ele pensa e como ele explica a música."-"Suas respostas são bem pensadas, inteligentes."-"Grande sabedoria e ideias sobre música, obrigado por isso! " 

Ao assistir a essas entrevistas, você não se surpreende como David Garrett sempre se lança em suas amostras musicais sem a menor pausa? Nunca há um momento de pausa, nenhum sinal de sua mente mudar de marcha. Ele mal terminou de falar e já está tocando a uma velocidade vertiginosa, quase como se nunca tivesse parado. E nos rostos de seus entrevistadores aparece aquele mesmo olhar de admiração silenciosa que, presumimos, está estampado em nossas próprias feições enquanto olhamos. 

David afirma ser um mágico de um truque só e não ter outra habilidade senão música. Mas pense nisso: não é uma habilidade muito especial falar tanto sobre si próprio, publicamente, ano após ano, sem parecer vaidoso e auto-obcecado? Aceitar que sua pessoa é um tema de ansioso interesse e satisfazer essa curiosidade com tão boa graça? Compartilhar tanto sobre si mesmo, mantendo alguns limites? - (Você poderia tentar?) - Mas é claro que esta não é uma habilidade que o próprio David pudesse mencionar sem parecer tão vaidoso, arrogante, etc. 


Como todos os “DG Insomniacs” sabem: Quando alguém assiste suas entrevistas no YouTube torna-se sintonizado com a maneira altamente consistente de David expressar-se. Em seguida, vão ler entrevistas na imprensa que o fazem parecer sombrio, vaidoso ou orgulhoso, um choque. Qualquer estudante de comunicação sabe que ele nunca teria dito certas coisas, ou certamente não expressá-las de tal forma. Reconhecemos essa deturpação e lamentamos as tentativas dos jornalistas de diminuir David até seu próprio tamanho; assumindo imediatamente que devem ser baixos, feios, calvos e sem talento. Porque em suas entrevistas televisionadas, David Garrett sempre se apresenta como paciente, humilde, atento e emocionalmente alfabetizado - em alemão bonito e educado. Fãs de outros países e culturas têm comentado repetidamente sobre quão agradável ele faz o som da linguagem: 

"Eu não entendo uma palavra de alemão, mas eu adoro ouvir ele falar." - "Oh, ele fala em alemão tão lindamente." - "Ele tem uma voz linda e inconfundível, mesmo quando fala alemão, uma língua que sabemos que tem sons fonicamente ásperos"-"Nunca ouvi tanto alemão em meus 41 anos de vida como nas entrevistas de David. Não entendo nada exceto “danke” e “geigen”."-"Eu não consigo entender a conversa, mas eu amo ver e ouvir David falar."-"Ele é tão bonito e cativante, quero apenas amá-lo. Eu assisto isto mesmo que eu não entenda uma palavra."-"Nunca estava interessado em aprender alemão, mas agora eu estou aprendendo por causa do violinista David Garrett." 

Com David, a língua alemã ganhou um embaixador impressionante. Isso é especialmente agradável porque há muito tempo o idioma é deturpado. Esses comandos latidos em filmes nazistas e documentários do Terceiro Reich parecem ser o que o mundo conhece. Mas ouça David: é como o alemão parece quando não é atingido pelo fanatismo. 

Sobre o tema dos preconceitos: Não é divertido ler sobre a confusão auto-confessada de latinas apaixonadas, confundidas pela constatação de que o homem de seus sonhos é alemão? Através de suas palavras, quase se pode ouvir os preconceitos tradicionais caírem do outro lado do planeta. Finalmente: a falta generalizada de traduções das queridas entrevistas de David Garrett é muito sentida e lamentada nas seções de comentários no YouTube: 

"Será que alguém pode traduzir pelo menos algumas partes da entrevista?" - "Preciso retomar minhas aulas de alemão" - "É uma pena para os fãs que não falam alemão porque o programa parece ter sido muito interessante!" - "Essas traduções no youtube não chegam perto de serem precisas. Devemos exigir melhor. A alternativa é aprender alemão e não é uma língua fácil de aprender."-"Se eu entendesse alemão! Mas é sempre bom vê-lo feliz "-"Eu apreciaria muito se alguém pudesse fazer uma tradução para o inglês por favor. É uma pena ouvir sua voz e não entender uma única palavra."-"Comecem a aprender o Deutsch, pessoal!" 

Bem, aqueles de nós que estão em casa na língua alemã se sentem especialmente privilegiados! 

Fonte: Blog "The Solo Traveller's View" - 14/02/2016
Imagem: Frame NDR/Sofá Vermelho – 21/nov/20
#davidgarrett #interview #entrevista #german #deutch #entrenotas #fan #comentarios #coments

Nenhum comentário:

Postar um comentário