Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

terça-feira, 24 de novembro de 2020

O que há sobre Dvid Garrett?



By Fabienne Wolf  
Uma tentativa de análise de um fenômeno musical - Parte 1 

Valentina Babor, a jovem pianista alemã, diz que David Garrett é "excepcional como músico e como pessoa." - Ela o conhece. Eu não. O objetivo deste ensaio é explorar sua afirmação mais adiante. 

A título de introdução, deixe-me dizer que em cinquenta anos eu nunca coloquei o cartaz de ninguém na minha parede e nunca procurei um autógrafo. Ser um fã não está na minha natureza e tornar-se um groupie fora de questão. As estrelas no céu musical de minha juventude foram John Lennon, Mick Jagger, Robert Plant, Sting, Peter Gabriel e Bob Marley. Adorei sua música e senti seu apelo, entendi por que as meninas gritavam ou desmaiam - mas eu não. 

Nunca tendo sido um mosquito atraído para a chama de alguém, como é que eu estou acordada até tarde da noite, assistindo dezenas de vídeos do Youtube de David Garrett e lendo páginas de entrevistas? Os que fazem isso, descobri, identificam-se coletivamente como "DG Insomniacs" e são, suponho, um grupo em crescimento. Eu nunca respondi à descoberta de um músico com esse interesse antes, embora eu tenha feito uma pesquisa para poucos no meu tempo. (...) 

Eu só percebi a existência de David Garrett no outono de 2015. “Zapping” preguiçosamente através dos canais em uma noite eu o vi em um talk show alemão, onde ele estava promovendo seu novo álbum e fui instantaneamente hipnotizada: Quem é esse? Com esta pergunta começou minha busca para explorar a natureza deste músico, pois, o que eu tinha ouvido era emocionante, o que eu tinha visto delicioso - e ambos a um grau tão incomum que não poderia ser ignorado. 

Através de dezenas de entrevistas, escritas e gravadas, uma foto começou a se formar da estória de David Garrett. Escutei atentamente suas palavras; e embora meus ouvidos estivessem dispostos a encontrá-las, nunca havia notas erradas de sua parte, embora houvesse algumas entre os entrevistadores. Quero dizer, por exemplo, a marca “David-Beckham-of-the-Violin”. Realmente? Imagine o outro David chutando um violino sobre... E se eles compartilham um nome, boa aparência e fama, continua a ser uma analogia distorcida, não vale a pena repetir. 

Mas, musicalidade e boa aparência de lado, o que me impressionou instantaneamente foi o cara incrivelmente agradável que David é. Não há vestígio de mesquinharia, ignorância, presunção ou arrogância. Em vez disso, uma natureza amorosa de apelo tão forte e imediato que o impacto é melhor pelas descrito citando um comentário frequentemente repetido pelas fã: "Ele tira o meu fôlego." - Esta declaração é repetida em muitos idiomas e com ligeiras variações ao longo das seções de comentários do Youtube. 

O que David Garrett seria sem o seu violino? - Só um homem extraordinariamente bonito. E o que seria sem beleza? - Apenas um músico excepcional. Mas ele, favorecido pela fortuna, é ambos. Ele encanta nossos olhos, bem como nossos ouvidos e através deles nossos corações. E, como se isso não fosse suficiente e essa combinação de bênçãos não mais do que qualquer mortal poderia esperar, ele também tem enorme encanto pessoal: uma mistura sedutora de bondade, sensibilidade e tato, de desconfiança, modéstia e cortesia. Estas qualidades (incomum e inesperadas em celebridades) o expõe a uma enxurrada de admiração, de adoração. É ainda mais cativante que o próprio David parece desconhecer seu efeito e - sempre que é mencionado - encolhe os ombros com constrangimento e atribui pouca importância a isso. 

Tenho certeza de que aqueles que conhecem David pessoalmente podem complementar esta lista com algumas características menos nobres. Ele é muito humano, afinal de contas e ele mesmo nomeou a obstinação, a dureza e a impaciência como suas características menos agradáveis. Estas, no entanto, não podem ser encontrados no material do Youtube ao qual minha pesquisa está limitada. 

Mas espere... há mais! Nas redes de arrasto de insónias através do material de vídeo abundante, eu descobri sucessivamente outras qualidades deliciosas: David Garrett tem um senso de humor rápido e o talento cômico de um verdadeiro artista. Ele expressa uma inteligência viva com uma inclinação filosófica que o faz olhar para a vida de uma forma que, às vezes, parece sábio além de seus anos. O que ele tem a dizer sobre seus antecedentes, sua vida e seus projetos é realmente interessante. Ele irradia energia positiva, domina a difícil arte da autodisciplina e resolveu o enigma de como o dever e a liberdade estão relacionados. Estar sozinho não o assusta e ele demonstra credivelmente uma completa falta de desespero em relação ao companheirismo feminino. O primeiro grande amor de sua vida é a música, afinal, e ele nunca perderá isso. 

Então, sim - todas essas descobertas mostram que a avaliação de Valentina Babor é imediata: David Garrett é realmente excepcionalmente excepcional. Comentário de um fã: "Pessoa surpreendente! Por que há tão poucas pessoas como ele neste mundo? " 


Fonte: - Blog "The Solo Traveller's View" - 03/01/2016
Imagem: NDR Talkshow 21/11/20
#davidgarrett #fabiennewolf #artigo #entrenotas #analise
P.S. Fabienne Wolf escreveu 15 artigos sobre David Garrett publicados no blog "The Solo Traveller's View", que foi deletado para dar lugar a novos projetos da autora. Entretanto, suas considerações permanecem atuais, são interessantes e por isso vamos postá-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário