Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Alemanices: Pais de aluguel na Alemanha!

By Karina Gomes 

Profissão regulamentada na Alemanha permite que pais cuidem de crianças de outros casais em casa com contrato e salário. Oferta educativa é uma alternativa a creches e jardins de infância. 

Amamentar o próprio filho, preparar a papinha e ainda brincar com bebês de outros casais em casa é a profissão de algumas mães e pais na Alemanha. A Tagesmutter ("mãe do dia") ou o Tagesvater ("pai do dia") geralmente exercem essa atividade durante a licença maternidade ou paternidade como uma forma de gerar uma renda extra enquanto estão fora do trabalho. A licença, garantida por lei, dura em média cerca de um ano, e esse tempo pode ser dividido entre o casal. 

Algumas pessoas chegam a deixar as antigas profissões e a se dedicar ao trabalho de "mãe de aluguel". A maioria tem os próprios filhos e se disponibiliza a cuidar de crianças de outros casais que preferem não deixar os bebês em creches ou jardins de infância. 

A profissão exercida em período integral ou apenas em uma parte do dia é regulamentada e exige uma formação específica. A permissão autoriza a pessoa a trabalhar por um mínimo de 15 horas semanais com contrato. Com o certificado, é possível cuidar de até cinco crianças ao mesmo tempo. Para trabalhar com mais crianças, é preciso ter uma formação da área pedagógica. A regulamentação varia de estado para estado. 

Geralmente, a Tagesmutter combina essas atividades com a educação dos próprios filhos. Por lei, é permitido atender crianças de até três anos. A partir dessa idade também é possível nos horários depois da escola até os 14 anos. O trabalho também pode ser feito na casa dos pais da criança ou em outros espaços adequados. 

O serviço alemão de assistência social à juventude oferece cursos de especialização e pode receber reclamações dos pais. As associações responsáveis também disponibilizam listas de "mães" qualificadas na região. 

Para exercer essa atividade, é fundamental gostar de trabalhar com crianças. Além de um curso de especialização, é preciso fazer um curso de primeiros-socorros e fazer constantes formações de atualização e aperfeiçoamento. Também é preciso apresentar um atestado de bons antecedentes. 

O ambiente mais familiar para o convívio da criança com outros pequenos permite ter contato com novos amigos e uma vida social mais ativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário