Uma tentativa de análise de um fenômeno musical - Parte 14
O título evoca visões de garotas gritando em sua mente? Multidões de fãs em um frenesi de adoração apaixonada, como o mundo testemunhou repetidamente desde o auge de Elvis, os Beatles, os Rolling Stones e outros? No entanto, tanto quanto eu posso ver, não há um único vídeo dos eventos de David Garrett no YouTube que mostra tais cenas. Alguns podem argumentar que ele obviamente não pode se comparar com Elvis, os Beatles ou os Rolling Stones. Outros podem responder que não têm nada sobre ele.
Seja como for, David parece ter mais do que suficiente de qualquer coisa que possa fazer as meninas gritarem. Mas as pessoas que estão em seus shows, incluindo as meninas apaixonadas, são notavelmente restritas em seu comportamento, especialmente na Europa. Adorando, sim - mas respeitosamente; tímidas mesmo. Dispersas, parece. Em contrapartida, os países latino-americanos fornecem as audiências mais ruidosas e exuberantes, de acordo com as próprias palavras de David. Vídeos de concertos na América do Sul e no México gravam muito ruído de fundo enquanto as pessoas conversam, cantam, riem ou o chamam com entusiasmo, e o ocasional "Eu te amo!" É claramente ouvido acima do barulho.
Os críticos de David Garrett gostam de sugerir que suas audiências devem ser massas sem mente, sem instrução, “unmusical” que caíram presa fácil às estratégias de marketing inteligente porque "não poderiam distinguir um acorde de C maior de uma buzina de carro". Mas David, que tem impressões pessoais e diretas dos indivíduos que compõem essas multidões, fala muito de seus fãs. A afeição, o respeito e a gratidão que ele mostra não passa despercebida. Cartas, cartões e presentes são amontoados onde quer que ele vá. E, como mostram os comentários do YouTube, os fãs de David são pelo menos tão inteligentes, alfabetizados e musicalmente sensíveis quanto seus críticos:
"David é meu herói e o herói de outros violinistas de mente aberta. Ele atraiu muitas pessoas de todas as idades para a música clássica e para o violino. Nos seus concertos, as crianças se sentem completamente hipnotizadas pela paixão que ele traz à sua música e pela maneira como ele revela toda a gama do que é possível tocar no violino. Sua maneira encantadora, agradável e aberta é tão cativante e cria uma experiência de concerto maravilhosa." - "Quer tocando clássicos ou melodias pop-rock, ele balança! Nenhum outro músico reúne pessoas de todas as idades para apreciar um espectro tão amplo de estilos musicais".
Estes dias, o público de David Garrett é uma mistura de todas as idades e vêm em vários tamanhos: moderado, grande, extra-grande, enorme e extra-enorme. Os de tamanho moderado são geralmente concertos clássicos em belos cenários arquitetônicos, como salas de concertos tradicionais ou até mesmo uma igreja ocasional. Mas seus programas de crossover usam equipamentos muito mais técnicos e atraem multidões muito maiores, preenchendo arenas superdimensionadas até a borda. Em nenhum dos casos, no entanto, as meninas estão gritando.
As fileiras da frente tendem a ser ocupados por fãs leais que têm tempo e os meios para seguir David de concerto para concerto e têm feito isso durante anos. Eles se tornaram especialistas em seus shows, sua vida e sua música através de longo tempo de estudo e observação e a recompensa por seu interesse apaixonado é o feixe de seu sorriso luminoso com o qual ele varre todos durante a sua ovação de pé no final.
"Gênio absoluto, a pura alegria de David Garrett sente-se imediatamente e permanece no coração." - "Querido David, meu respeito a você com amor pela bela música e energia que você dá às pessoas ".
Aposentados, casais jovens, pais com filhos, estudantes de música, professores de música, adolescentes e mulheres de meia-idade parecem misturar-se de forma igual à medida que enchem fileiras de gigantescos auditórios e arenas. E enquanto as câmeras atravessam seus rostos e selecionam alguns close-ups, capturam o mesmo olhar de reverência silenciosa que já encontramos nos rostos dos entrevistadores de David em talk shows enquanto ele toca para eles: É uma calma, um olhar fascinante, cativado pela visão que este lindo músico oferece aos olhos; é um encantamento, uma maravilha com os sons calmantes ou espumantes que ele persuade de seu violino a nos dar, à vontade.
Tocado por tal graça, o silêncio encantado em cada face torna-se um espelho dessa beleza, como a superfície calma de uma piscina que reflete o brilho de uma estrela. Gritar estouraria aquele espelhamento, essa reflexão e admiração, como uma rocha caindo.
"Querido David, fique com os pés no chão, então você será alguém que nunca será esquecido. Para minha esposa e para mim você é o MELHOR violinista." - "Maravilhosamente tocado, apenas bonito! E essa alegria contagiosa de sua brincadeira, alguém gostaria de participar diretamente." - "Uma ótima performance de um músico de destaque. Eu amo sua paixão quando toca violino "
Ao longo dos anos, David aprendeu a superar sua timidez inicial e descobriu e desenvolveu um talento para se envolver com seu público. Embora ele alegue repetidamente em entrevistas que ele realmente não gosta de ir ao palco, isso nunca se imagina. Ele parece tão perfeitamente em casa lá em cima, possui o espaço, o show, o amor da multidão - e ele sabe como dar-lhes um momento fantástico também. Se uma peça é calma ou viva, clássica ou contemporânea, contemplativa ou explosiva, bem conhecida ou nova: com habilidade consumada, David Garrett seduz seus ouvintes a celebrar a MÚSICA em diferentes formas. Ele irradia alegria pura enquanto toca e essa alegria é refletida em cada membro individual de sua audiência, muitos milhares de almas fortes, em cada evento por sua vez.
Que grande presente e habilidade é poder fazer isto! Chama-me a atenção as linhas de Morgan Freeman no filme em movimento “The Bucket List”. "Você sabe, os antigos egípcios tinham uma bela crença sobre a morte. Quando suas almas chegam à entrada do céu, os guardas fizem duas perguntas e suas respostas determinam se podem entrar ou não: "Você encontrou alegria em sua vida?" E, “Sua vida trouxe alegria para os outros?"
Bem, David será capaz de responder com um sonoro sim as duas vezes. Ele claramente ama o que faz, está ciente de seu privilégio e vontade, por causa disso, aceita a tensão de uma vida na estrada, sacrificando assim quase tudo o que constitui uma vida adulta normal. Mas então, o que é realmente tão grande sobre uma vida adulta normal? Quem não trocaria de bom grado com ele se fosse possível?... Certamente até aqueles guardas na entrada do céu querem seu autógrafo.
Impulsionado por seu propósito, suas ideias e intenções, David Garrett trafega em uma via rápida e não mostra sinais de abrandar. Seus leais fãs veem isso com sentimentos mistos. Por um lado, eles não podem obter o suficiente dele, mas por outro lado, preocupam-se com sua saúde. Ele descansa o suficiente? Ele cuida de si mesmo? Mais importante ainda, faz uma boa administração? Cada libra perdida ou quilograma ganho é imediatamente notado e amplamente discutido, sua vida examinada e possíveis razões esmiuçadas: Esse é o preço da fama e do sucesso!
Fonte: Blog "The Solo Traveller's View" - 03/04/2016
Imagem: Jörg Kollenbroich FB
#david garrett #audience #audiencia #entrenotas
Nenhum comentário:
Postar um comentário