Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Parabéns Mestre César Franck


César-Auguste-Jean-Guillaume-Hubert Franck (Liège, 10/12/1822 - Paris, 8/11/1890) foi um organista e compositor belga. 

Com quinze anos, após os estudos em sua cidade natal, foi para Paris onde passou a frequentar o conservatório. Suas primeiras composições datam desta época e incluem quatro trios para piano e cordas (Trio op.1 no.1), além de peças para piano. Rute, uma cantata bíblica, foi composta com sucesso no conservatório em 1846. Deixou inacabada a ópera “Le Valet de Ferme”, iniciada em 1851.

Durante muitos anos, Franck levou uma vida retirada, dedicando-se ao ensino e a seus deveres de organista, adquirindo renome como improvisador. Escreveu também uma missa, motetos, peças para órgão e outros trabalhos de cunho religioso.

Professor do Conservatório de Paris em 1872, naturalizou-se francês no ano seguinte. Franck provocou inimizades quando se tornou professor titular no Conservatório de Paris. É que suas aulas de órgão logo se transformaram em aulas de composição e seus alunos, frequentemente, se tornavam melhores que outros professores da escola de música.

Sua obra-prima é o poema sinfônico “Les Béatitudes”. Foi recebida, no entanto, com frieza na única execução pública durante a vida do autor. Outros poemas sinfônicos de Franck são “Les Éolides”, de 1876, “Le Chasseur Maudit”, de 1883 e “Psyche”, de 1888.

Curiosamente, A "Sinfonia em Ré Menor", a obra mais conhecida de Franck e uma das mais executadas do artista até hoje, foi considerada um fracasso para quem assistiu à estreia, na noite de 17 de fevereiro de 1889. A música pode ser ouvida no clássico filme noir "Pacto de Sangue", de 1944, do diretor Billy Wilder.

DG interpreta com sua perícia habitual a “Sonata em Lá Maior”, relacionada em seu repertório “Solo e Música de Câmara”.

Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9sar_Franck
https://musicaclassica.folha.com.br/cds/33/curiosidades.html
Imagem Cesar Franck: https://www.pbslearningmedia.org/asset/xir287744fre/EN/
Imagem DG: EntreNotas/Unlimited/QM2 – out/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário