Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Conversa com David Garrett: O Violinista do Diabo!


ELLE: Quando você tocou Paganini pela primeira vez? 
DG: Aos nove ou dez anos. Para quem quer seriamente tocar violino, não há como escapar de Paganini. Não porque ele escreveu a melhor música. Mas é música baseada em tecnologia incrível. Se você puder fazer isso, isso o ajudará mais tarde com Brahms. 

ELLE: Como você difere de Paganini?
DG: Não preciso de drogas para adormecer. 

ELLE: Paganini foi o primeiro astro do rock clássico, mulheres desmaiavam em seus shows.
DG: Paganini abriu caminho para todo instrumentista solo, seja violoncelo, piano ou violino. Ele mesmo trabalhou no mito do violinista do diabo, não negando nem mesmo os rumores mais absurdos. Ele era extremamente inteligente. 

ELLE: Vocês são descritos como uma "alma gêmea" em comunicados à imprensa. Paganini era indomável, um sem-lar...
DG: Bem, esses são comunicados à imprensa. 

ELLE: Então não é verdade?
DG: Sim, temos muito em comum. É exatamente assim quando você tem que ser incrivelmente disciplinado desde o início.

ELLE: Você sente falta de uma casa de verdade?
DG: Nesse ínterim, pode ser que eu não me identifique mais com um lugar, mas com o sucesso e o que eu conquisto. Isso é ótimo por um tempo, mas em algum momento também é muito cansativo. Tenho que continuar procurando por algo novo, algo melhor para superar o sucesso anterior e permanecer interessante. Tenho que fazer algo que as pessoas não esperam. E estimular a criatividade repetidamente é exaustivo. Certamente não poderei fazer isso por cinquenta anos. 

ELLE: Onde você provavelmente se sentirá em casa?
DG: Provavelmente em Nova York. 

ELLE: Você pagou seus estudos como garçom?
DG: Sim, entre outros trabalhos. Por que não, eu não nasci com um violino nas mãos. 

ELLE: O que você tirou desses empregos de meio período?
DG: Comportamento social. Não tive contato com meus colegas até pouco antes do colegial, ou seja, dos 11 aos 18 anos. Então fui direto estudar nesta grande cidade de Nova York, com pessoas que tinham a mesma ambição. Achei emocionante conhecer a vida real, lavar roupas, abrir uma conta... Tudo o que era normal sempre foi afastado de mim pelos meus pais. 

ELLE: E quando você realmente se sentiu livre em Nova York?
DG: Para mim, me sentir livre foi o momento em que falei: “Agora vou estudar nos EUA”. Essa foi a minha forma de desafio. 

ELLE: Chocante.
DG: Você ri, mas meus pais não apoiaram meus planos. Eles realmente entenderam isso como uma provocação. Foi o maior desafio dizer aos meus pais que estava indo para a universidade. 

ELLE: Agora eles devem estar muito felizes com você: você é um superstar. Por quanto tempo o amor do público aquece?
DG: O amor do público é ótimo, mas não te aquece. O amor pela música aquece para toda a vida. Gosto de tocar para o meu público, mas não gosto de aplausos. Pelo contrário. Quando algo acaba, acabou. Este é o “trabalho de Sísifo”* que você faz continuamente no palco. Eu acho isso legal num filme. O filme está aí agora e sempre estará. Mas, tenho que tocar o concerto de Brahms novamente todas as noites. E no momento em que a última nota passa, eu sei que no dia seguinte terei que fazer exatamente a mesma coisa novamente, ainda melhor. 

ELLE: Você mesmo é seu crítico mais severo?
DG: Sim, você tem que ser. Caso contrário, você é como uma bandeira ao vento. Às vezes, alguém diz algo bom, às vezes algo ruim. E eu fico no meio e me pergunto: "Como eu estava realmente agora?" Bom ou ruim, não tenho ideia. Você tem que se avaliar e definir um nível muito alto. E é claro que há aquelas noites em que sei que não era tão bom. E você tem que aprender a conviver com esse sentimento também. 

ELLE: Quando você é pelo menos um pouco indisciplinado?
DG: Quando se trata de arrumar quartos de hotel. Eu sei que limpar significa perder tempo que deve ser gasto com coisas importantes. Felizmente, aí vem alguém que traz ordem para mim. 

ELLE: Você sacrifica muito pela música, amor e família, por exemplo. Em que momentos você se arrepende?
DG: A coisa boa sobre prescindir é: você não sabe do que está desistindo até que tenha. Nunca me perguntei: "Vale a pena?" Em algum momento, se eu tiver esposa e filhos, poderei dizer a mim mesmo: "Que tipo de idiota você era, por que andava por aí como um louco?" Mas agora não. Agora não sinto falta de nada. 

Fonte: Elle - 22/10/2013
https://www.elle.de/im-gespraech-mit-david-garrett-teufelsgeiger-159101.html
Imagem: frame do filme o Violinista do Diabo
* Trabalho de Sìsifo: tarefa ou trabalho que implica um esforço rotineiro e interminável.
#davidgarrett #filme #violinistadodiabo #thedevilviolinist #entrenotas

Nenhum comentário:

Postar um comentário