Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Édouard Lalo: Mestre das Melodias forte e orquestração colorida!


Édouard-Victoire-Antoine Lalo (27/1/1823 - 22/4/1892) foi um compositor francês. Sua peça mais célebre é a “Symphonie espagnole”, um concerto em cinco movimentos para violino e orquestra, que continua sendo uma obra muito popular no repertório padrão. 

Lalo nasceu em Lille, no extremo norte da França. Ele frequentou o conservatório daquela cidade na juventude. Aos 16 anos, ele estudou no Conservatório de Paris com François Antoine Habeneck . Habeneck conduziu concertos de estudantes no Conservatoire em 1806 e se tornou o regente fundador da Orchester de la Société des Concerts du Conservatoire em 1828.

Durante vários anos, Lalo trabalhou como violinista e professor em Paris. Em 1848, juntou-se a amigos para fundar o Quarteto Armingaud, no qual tocou viola e posteriormente, segundo violino. Suas primeiras composições sobreviventes são canções e obras de câmara (duas das primeiras sinfonias foram destruídas). Lalo dedicou grande parte de sua carreira à composição de música de câmara, que aos poucos estava entrando em voga na França, assim como a obras para orquestra. 

O estilo distinto de Lalo lhe rendeu certo grau de popularidade. A “Symphonie espagnole” para violino e orquestra ainda ocupa um lugar de destaque no repertório dos violinistas, enquanto o “Concerto para Violoncelo em Ré menor” é ocasionalmente revivido. Sua “Sinfonia em Sol menor” é ocasionalmente defendida por maestros posteriores. Sua música destaca-se por suas melodias fortes e orquestração colorida, com uma solidez germânica que o distingue de outros compositores franceses de sua época. Trabalhos como o Scherzo em Ré menor, uma de suas peças mais coloridas, personifica seu estilo distinto e forte tendência expressiva.

"Symphonie espagnole", op. 21 faz parte do repertório oficial de DG para violino e orquestra. 

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/%C3%89douard_Lalo https://www.david-garrett.com/en/repertoire 
Imagem DG: Peter Bischoff/2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário