Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Fone de retorno "in ear"!


E quem não reparou no fone de ouvido que DG utiliza durante seus shows?

"Durante uma apresentação, a plateia pode até não perceber, mas em cima do palco, o que acontece é uma junção bastante intensa de ritmos, sons, instrumentos e timbres, sem contar o som da própria plateia que também retorna ao palco! 

Se os músicos, tanto o vocalista/solista quanto os demais integrantes da apresentação, não estiverem recebendo uma versão fiel do que está sendo executado, é bem provável que tenham dificuldade em sincronizar o tempo e a condução da música como um todo. 

Para sanar esse problema, existe o monitor de palco. De forma resumida, tratam-se de caixas de som que “retornam” o que está sendo tocado aos músicos. As caixas de retorno são posicionadas de frente para o palco e não para a plateia, como as caixas normais. 

Esse recurso traz fidelidade ao artista, que recebe uma versão mais precisa do que está sendo executado, sem os ruídos, reverberações e distorções que seriam sentidos se esse som estivesse vindo apenas das caixas viradas para o público. 

Mas, ao invés de monitores de palco, o som produzido pode ser concentrado em um potente fone de retorno “in ear”, uma prática adotada pelos músicos profissionais: a utilização de fones de ouvido “in ear”, ou seja, intra-auriculares, para reproduzir com fidelidade e vedação de ruídos todo o som de retorno. 

Com o fone de retorno “in ear” o músico consegue ouvir o seu som e também o produzido pelo resto da banda. Tudo isso num dispositivo que cabe na palma da sua mão, cuja mixagem pode ser feita previamente e não depende em nada do tipo de ambiente em que o show será realizado. 

O fone “in ear” é um recurso muito eficiente para o monitoramento no palco, ou seja, o acompanhamento do que está sendo executado, para que o desempenho do músico no palco seja perfeito. 

Ah... o primeiro fone “in ear” customizado, usado como retorno de palco, nasceu da solicitação do baterista da banda Van Halen (Alex Van Halen), que solicitou a David Harvey, seu técnico de som, algo que resolvesse o problema de um palco muito barulhento." 

Fonte: Xtreme Ears
https://xtremeears.com.br/o-que-e-fone-de-retorno/
Imagem: Frame programa ZDF/ 4out20 17
#davidgarrett #inear #entrenotas

Nenhum comentário:

Postar um comentário