Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

sábado, 16 de janeiro de 2021

Humboldt: Um ilustre popstar!


Texto Bruno Vaiano

A Alemanha de DG produziu inúmeros compositores magníficos, mas não somente músicos. Entre inúmeras figuras ilustres também produziu “um popstar viajante do século 19 que escalou vulcões, foi ídolo de Darwin, fundou a ecologia e anteviu o aquecimento global. Suas ideias caem hoje em todos os exames escolares, mas poucos sabem quem ele foi. 

Três centenas de espécies vegetais, uma Argentina, um rio em Santa Catarina/BR, três parques e 13 municípios americanos, um pico na Venezuela, uma corrente oceânica, um gêiser no Equador, uma baía na Colombia, uma porção de minerais e uma plancentena de espécies animais, uma geleira, uma cidadezinha na ície na lua. Ufa! 

Este é uma lista resumida de coisas que se chamam “Humboldt” – a completa ocuparia umas seis páginas. Se virar nome de rua após a morte é sinal de fama, então o explorador alemão Friedrich Wilhelm Heinrich Alexander von Humboldt é a pessoa mais famosa do mundo. E ele foi quase isso mesmo: no século 19, de acordo com seus contemporâneos, só não era mais conhecido do que Napoleão. 

Em 1869, cem anos após seu nascimento – dez ans após sua morte – 80 mil pessoas se reuniram no centro de Berlim, sua cidade natal, para celebrá-lo. Isso dá 17% da população local na época. Suas dezenas de livros (34 só sobre a viagem à América Latina) foram um fenômeno editorial digno de Harry Potter. Darwin embarcou no Beagle e viajou à América do Sul para seguir os passos de Humboldt e recitava de cor os relatos de viagem de seu herói. 

O que leva à pergunta: quem foi esse cara? Por que, hoje, seu rosto não é icônico como o de Darwin? Humboldt saiu de cena um pouco graças ao sentimento anti-alemão que predominou durante as guerras mundiais, mas também por um motivo mais sutil: foi tão influente que suas ideias se tonaram senso comum”, um conhecimento comum a todos, passado de geração em geração. 

F:onte Superinteressante/Ed.422 – dez/2020
Imagem Humboldt: Retrato de Joseph Karl Stieler (1843) Wikipedia
https://en.wikipedia.org/wiki/Alexander_von_Humboldt#/media/File:Stieler,_Joseph_Karl_-_Alexander_von_Humboldt_-_1843.jpg
Imagem DG: https://hoteladamo.com/open_news.php?id=17
#davidgarrett #humboldt #popstar #entrenotas

Nenhum comentário:

Postar um comentário