Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Improviso Musical!


Quando se lê a palavra improviso, logo vem a cabeça algo feito sem preparação alguma, porém na música não é bem assim. Na música, para improvisar é preciso ter conhecimento, estar preparado, abastecido de opções e repertórios. 

Improvisar é ser capaz de desenvolver uma estrutura musical interessante em tempo real. Ou seja, criar uma melodia, um ritmo, um conjunto harmônico, sempre de maneira original em determinado período musical. 

Pensando rápido, o músico usa seu conhecimento e consegue improvisar fazendo uso de um acorde ou técnica diferenciada. Para ser capaz de improvisar e fazer com que a apresentação não perca a qualidade é preciso muito tempo (anos) de estudo, além de ser necessário ter criatividade, desenvoltura e um ótimo ouvido, para a realização do improviso. 

Falando assim até parece que improvisar é mais difícil do que tocar seguindo uma “ordem”, pois saiba que sim, é muito mais difícil improvisar, tanto que poucos se arriscam a dar sua própria identidade a música. 

Improvisos precisam ser arriscados sempre pelos músicos, para que na hora necessária, consigam unir todas suas habilidades e realizar um improviso natural. Com a prática virá mais sensibilidade e também agilidade, para responder de forma imediata... e uma coisa é certa: quanto mais souber, mais fácil e natural será o improviso! 

Fontes: https://souzalima.com.br/blog/o-que-e-improvisacao-musical/
https://aprendateclado.com/improviso-musical/
Imagem: EntreNotas/Unlimited/QM2 – out/2019
#davidgarrett #improviso #musica #entrenotas

Nenhum comentário:

Postar um comentário