Vittorio Monti (6/1/1868 – 20/6/1922) foi um compositor italiano. Monti nasceu em Nápoles, onde estudou violino e composição no Conservatorio di San Pietro a Majella. Por volta de 1900 ele se tornou o líder da famosa Orquestra Lamoureux em Paris, para a qual escreveu vários balés e operetas.
Sua peça mais conhecida é Csárdás (1904), originalmente composta para violino, bandolim e piano. Foi rapidamente arranjado para todos os tipos de conjuntos, lembrando as pessoas de velhas danças húngaras com a justaposição de passagens rápidas e lentas.
Csárdás é uma dança folclórica tradicional da Hungria. Seu nome provem de "czárda", palavra antiga para "taverna". Essa dança foi popularizada pelas bandas de ciganos húngaros e de países vizinhos como Sérvia, Eslováquia, Eslovênia, Croácia, Ucrânia, Transilvânia e Morávia, bem como entre os povos minoritários da região, inclusive os da Bulgária.
O material disponível sobre o músico é escasso, artigos sobre a vida, obra, família, estilo, legado e morte de um compositor famoso tem menos de 10 frases e são difíceis de achar, imagens existem apenas duas.
Em seu repertório oficial DG inclui Csardas - Dança Cigana.
Fonte: https://it.wikipedia.org/wiki/Vittorio_Monti
https://www.david-garrett.com/en/repertoire
Imagem Monti: https://pt.wikipedia.org/wiki/Vittorio_Monti#/media/Ficheiro:MontiVittorio.jpg
Imagem DG sem crédito
#davidgarrett #vittoriomonti #czardas #csardas #entrenotas
Nenhum comentário:
Postar um comentário