DG recebeu em Hamburgo o Prêmio “Champagne por joie de vivre”, em 2013, por sua contribuição especial para a alegria de viver na Alemanha, com sua "abordagem refrescantemente não convencional da música", despertando o entusiasmo pelos clássicos em inúmeras pessoas. O prêmio joie de vivre é concedido pela associação de casas de champanhe e vinicultores desde 1999.
Bom, a gente sabe que o champagne surgiu pelo acaso do processo espontâneo da segunda fermentação de alguns vinhos e que não era bem visto, era algo a ser evitado, afinal a pressão do gás muitas vezes explodia as garrafas, o que era um mau negócio. Mas, a partir de 1531 a coisa começou a mudar na região de Champagne/França: “Dom Pérignon” e “Veuve Clicquot” dominaram o processo da segunda fermentação e tornaram-se os preferidos dos reis europeus.
Hoje a região que tornou famoso o vinho, produz cerca de 300 milhões de garrafas, que rendem 5 bilhões de euros por ano. No século 20 surgiu a lei que permite que apenas os espumantes da região de Champagne podem ostentar a palavra “champagne” no rótulo.
Os vinhos gasosos do resto da França recebem o nome de “crémant”; os da Itália de “prosecco”; os da Espanha de “cava”; os da Alemanha de “sekt” e no resto do mundo “espumante”. Hoje, Champagne produz apenas 10% dos espumantes do mundo e o que não falta são proseccos, cavas e sekts capazes de encarar os irmãos da terra de Dom Perignon, a começar pelos espumantes do Brasil, que é um produtor reconhecido nessa área. Os vinhos brasileiros mais premiados são os espumantes, a bebida que pisca, o vinho com gosto de estrelas!
E tem mais... Sediada em Garibaldi/RS/BR, cidade conhecida como capital brasileira do espumante, a centenária marca Peterlongo é a única vinícola brasileira com o direito de usar o termo champanhe no rótulo de seus produtos. Isso porque ela já elaborava espumantes pelo método tradicional desde 1913, antes da região francesa de Champanhe conquistar sua “Denominação de Origem”.
Fonte: Dados do texto de Rafael Battaglia
Superinteressante/Ed.422 – dez/2020
https://veja.abril.com.br/economia/a-unica-vinicola-brasileira-que-pode-colocar-champanhe-no-rotulo/
http://www.musik-heute.de/4171/david-garrett-mit-champagne-preis-fuer-lebensfreude-ausgezeichnet/
https://www.der-winzer.at/news/2013/02/david_garrett_erhaeltchampagne-preisfuerlebensfreude.html
http://www.champagne-preis-fuer-lebensfreude.de/
Nenhum comentário:
Postar um comentário