"ANTIVAZAMENTO: Quando o som é captado por microfones – como no caso da bateria e da voz -, a coisa rola numa sala isolada (chamada de aquário), para que o som de um músico não vaze para o microfone de outro. Para o vocal, uma telinha ainda filtra os sons de “p”, que podem “estourar” na gravação.
TURMA DO ABAFA: A acústica ideal é garantida por meio de painéis e revestimentos de madeira e lã mineral, posicionados nas paredes e no teto. Eles diminuem a reflexão das ondas sonoras (o eco), ajudando a captar um som mais puro. Outras peças móveis, como biombos, também fazem esse papel.
VIDRO À PROVA DE FALA: Para isolar os ambientes e evitar zumbidos penetras, as janelas são feitas com dois vidros laminados bem grossos – de até 2 cm de espessura – separados por um vão de ar. Já as portas, reforçadas, pesam até 150 kg.
O SOM DO SILÊNCIO: Essencial, o isolamento acústico evita que ruídos entrem e saiam do estúdio. Em nosso modelo, isso se dá por meio de três camadas: uma parede externa, feita de blocos de concreto, com 20 cm de espessura, preenchidos de areia; um intervalo de ar, de 5 cm; e uma segunda parede, de pelo menos 20 cm.
SONZEIRA ELETRIZANTE: Na sala principal, capta-se o som dos instrumentos elétricos – como isso é feito por cabos, ele não se propaga pelo ar. Dá até pra gravar uma voz-guia nesta sala, já que a zoeira da banda não vaza para o microfone do cantor. Mesmo assim, o vocal definitivo é gravado no aquário, isolado de qualquer ruído, como o de pessoas andando."
Fonte: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-e-feita-a-gravacao-de-uma-musica/
Imagem: Frame Vídeo Eletric Lady Studio - Dangerous
Nenhum comentário:
Postar um comentário