Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

sábado, 6 de fevereiro de 2021

Alguns requisitos para um estúdio de gravação musical!


Por Tiago Jokura 

"ANTIVAZAMENTO: Quando o som é captado por microfones – como no caso da bateria e da voz -, a coisa rola numa sala isolada (chamada de aquário), para que o som de um músico não vaze para o microfone de outro. Para o vocal, uma telinha ainda filtra os sons de “p”, que podem “estourar” na gravação. 

TURMA DO ABAFA: A acústica ideal é garantida por meio de painéis e revestimentos de madeira e lã mineral, posicionados nas paredes e no teto. Eles diminuem a reflexão das ondas sonoras (o eco), ajudando a captar um som mais puro. Outras peças móveis, como biombos, também fazem esse papel.

VIDRO À PROVA DE FALA: Para isolar os ambientes e evitar zumbidos penetras, as janelas são feitas com dois vidros laminados bem grossos – de até 2 cm de espessura – separados por um vão de ar. Já as portas, reforçadas, pesam até 150 kg.

O SOM DO SILÊNCIO: Essencial, o isolamento acústico evita que ruídos entrem e saiam do estúdio. Em nosso modelo, isso se dá por meio de três camadas: uma parede externa, feita de blocos de concreto, com 20 cm de espessura, preenchidos de areia; um intervalo de ar, de 5 cm; e uma segunda parede, de pelo menos 20 cm.

SONZEIRA ELETRIZANTE: Na sala principal, capta-se o som dos instrumentos elétricos – como isso é feito por cabos, ele não se propaga pelo ar. Dá até pra gravar uma voz-guia nesta sala, já que a zoeira da banda não vaza para o microfone do cantor. Mesmo assim, o vocal definitivo é gravado no aquário, isolado de qualquer ruído, como o de pessoas andando."

Fonte: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-e-feita-a-gravacao-de-uma-musica/
Imagem: Frame Vídeo Eletric Lady Studio - Dangerous

Nenhum comentário:

Postar um comentário