Ricardo Chailly (20/2/1953) nasceu em Milão numa família musical. Estudou condução com Franco Ferrara. Aos vinte anos se tornou assistente do maestro Claudio Abbado no La Scala e fez sua estreia como maestro em 1978.
Aventureiro, ousado e sempre estimulante, Riccardo Chailly levou suas credenciais modernistas e sólida base musical italiana para o coração da tradição da orquestra sinfônica, mais notavelmente no consagrado Concertgebouw e Leipzig Gewandhaus.
Um entusiasta campeão da música do século 20 de Zemlinsky a Berio, ele não hesitou em programar música italiana contemporânea para sua estreia no Concertgebouw e gravou as obras completas do pioneiro Varèse. Chailly também trouxe um frescor de pensamento às sinfonias de Mahler e Bruckner, e um poderoso senso de convicção musical às óperas italianas, incluindo a Tosca de Puccini, e deu a primeira apresentação da nova conclusão de Berio de Turandot.
Em 30/5/2015, em Milão, na Piazza Duomo, com a Orchestra Filarmonica della Scala, o maestro Chailly iniciou a regência da peça "Il Carnevale Di Venezia" (Paganini), tendo David Garrett como solista, mas, sem seguida, saiu do palco deixando DG em seu lugar, pois, a regra é simples: quando o maestro está ausente o spalla é o regente. Foi um belo, divertido e inesquecível espetáculo!
Fonte: https://www.medici.tv/en/artists/riccardo-chailly/
Imagem: Frame RAI Arte Concert/2015
Carnaval de Veneza:
https://www.facebook.com/davidgarrettentrenotas/videos/944150396086746
Nenhum comentário:
Postar um comentário