Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Dois ícones: Lutter & Wegner e Karmann-Guia!


Lutter & Wegner é uma histórica casa de vinhos de Berlim fundada em 1811. É um dos restaurantes mais tradicionais da cidade e está localizado diretamente no Gendarmenmarkt/Mitte. 

A casa, em Charlottenstrasse 49, foi provavelmente construída por volta de 1780 pelo arquiteto Carl von Gontard. Em 1806/1807, o comerciante de vinhos Christian Sigismund Trenck mudou-se e abriu uma loja de vinhos. Os comerciantes Johann Christoph Lutter e August Friedrich Wegner alugaram o restaurante no térreo e o inauguraram em 15 de agosto de 1811, logo tornando-se um sucesso. Em 1818, Lutter e Wegner conseguiram comprar o restaurante e administrá-lo com seu nome comum. Christoph Lutter se tornou o único proprietário a partir de 1827. O restaurante tinha um portal convidativo decorado com colunas. A adega, que foi inaugurada em 1835 e gozava de boa reputação e localizava-se na cave. 

E.T.A.Hoffmann, Ludwig Devrient, Otto von Bismarck, o príncipe Friedrich Wilhelm da Prússia, Heinrich Heine, Christian Dietrich Grabbe, Adelbert von Chamisso, Carl Maria von Weber, Friedrich Feuerbach, Georg Wilhelm Friedrich Hegel, Friedrich de la Motte Fouqué, Willibald Alexis foram alguns dos frequentadores da casa.

No entanto, a empresa não conseguiu sobreviver à Segunda Guerra Mundial e ao bombardeio de Berlim, sofrendo ataques diretos em 1944, sendo completamente destruída. A taberna de vinhos da adega ainda estava em uso depois de 1945, mas logo teve que fechar. A reconstrução planejada da casa destruída não ocorreu, de modo que o nome Lutter & Wegner foi esquecido. As ruínas da casa, incluindo a adega histórica, foram completamente demolidas quando o antigo Gendarmenmarkt foi restaurado em 1975. 

Após a mudança política no início dos anos 1990, a área da casa na Charlottenstrasse 49 foi adquirida por um investidor privado que construiu um hotel cinco estrelas. Em 1997, a marca Lutter e Wegner finalmente ressurgiu das cinzasl na Charlottenstrasse 56, esquina da Taubenstrasse - perto do antigo restaurante histórico. O edifício foi a sede do antigo centro comercial de Friedrichstadt desde 1906.

Hoje a casa é composta por um restaurante, o “Weinstube” (inspirado numa típica adega), a “Weinhandlung” (uma loja de vinhos onde pode provar o vinho antes de comprar) e a “ETA Hoffmann-Stube” dedicada ao genial escritor e compositor do século 19, mundialmente famoso, que viveu na mesma casa. A Lutter & Wegner multiplicou-se, em Berlim está em Charlottenburg e na Potsdamer Platz, perto do Sony Center, inaugurando pontos em Mannheim, Munique, Hamburgo, o resort do Mar Báltico de Heringsdorf, BadGastein, Remagen e Osnabrück.

Bem, o que despertou curiosidade sobre o local foi uma imagem de DG em frente ao Lutter & Wegner, talvez fotografando um automóvel conversível Volkswagen Karmann-ghia da década de 60, um ícone para quem gosta de carros, postada no Instagram oficial mas deletada em seguida, por isso não vou replicar.

Fontes:
https://www.gendarmenmarkt.de/Lutter--Wegner-am-Gendarmenmarkt_kat1-818.htm
https://de.wikipedia.org/wiki/Lutter_%26_Wegner

Nenhum comentário:

Postar um comentário