Friedrich-Max "Fritz" Kreisler (2/2/1875 – 29/1/1962) foi um violinista e compositor austríaco/americano nascido em Viena. Foi um dos mais notáveis mestres de violino de sua época e considerado um dos maiores violinistas de todos os tempos, ele era conhecido por seu tom doce e fraseado expressivo.
Como muitos grandes violinistas de sua geração, ele produziu um som característico que foi imediatamente reconhecível como seu e envolvia um vibrato onipresente, aplicado tanto a notas rápidas quanto lentas. Embora derivado em muitos aspectos da escola franco-belga, seu estilo é, no entanto, uma reminiscência do estilo de vida “gemütlich” (aconchegante) da Viena do pré-guerra.
Kreisler escreveu várias peças para violino, incluindo solos para encores, como "Liebesleid" e "Liebesfreud". Algumas das composições de Kreisler eram pastiches ostensivamente no estilo de outros compositores. Elas foram originalmente atribuídas a compositores anteriores, como Gaetano Pugnani, Giuseppe Tartini e Antonio Vivaldi, então, em 1935, Kreisler revelou que foi ele quem escreveu as peças.
Kreisler executou e gravou sua própria versão do primeiro movimento do Concerto para violino em Ré maior de Paganini. O movimento é refeito e em alguns lugares rearmonizado e a introdução orquestral é completamente reescrita em alguns lugares. O efeito geral é de uma obra do final do século XIX.
Kreisler possuía vários violinos antigos feitos pelos luthiers Antonio Stradivari , Pietro Guarneri , Giuseppe Guarneri e Carlo Bergonzi, muitos dos quais acabaram por levar seu nome. Ele também possuía um violino Jean-Baptiste Vuillaume de 1860, que costumava usar como seu segundo violino e que emprestava ao jovem prodígio Josef Hassid. Em 1952, ele doou seu Giuseppe Guarneri para a Biblioteca do Congresso em Washington, DC, onde permanece em uso para apresentações na biblioteca.
Fazem parte do repertório oficial de DG: Praeludium e Allegro no estilo de Pugnani, Caprice Viennois, op. 2, Larghetto sobre um tema de Carl Maria von Weber, Variações sobre um tema de Corelli no estilo de Tartini, Tema e variação no estilo de Corelli, , Liebesleid, Liebesfreud, Tambourin chinois, op. 3, Variação n° 18 de Variações Paganini, op. 43 por Sergej Rachmaninoff, Schön Rosmarin, Sicilienne e Rigaudon, Tempo di Menuetto, Recitativo e Scherzo.
Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Fritz_Kreisler
https://www.britannica.com/biography/Fritz-Kreisler
Imagem Kreisler: https://www.bostonglobe.com/arts/2012/01/29/tribute-violinist-fritz-kreisler-anniversary-his-death/GJLKU4OythlTOt2HcAxuGP/story.html
Imagem DG: https://www.facebook.com/davidgarrettofficial/photos/10155206047878705
#davidgarrett #fritzkreisler #entrenotas
Nenhum comentário:
Postar um comentário