Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Fritz Kreisler: Exímio violinista, compositor de tom doce!


Friedrich-Max "Fritz" Kreisler (2/2/1875 – 29/1/1962) foi um violinista e compositor austríaco/americano nascido em Viena. Foi um dos mais notáveis mestres de violino de sua época e considerado um dos maiores violinistas de todos os tempos, ele era conhecido por seu tom doce e fraseado expressivo. 

Como muitos grandes violinistas de sua geração, ele produziu um som característico que foi imediatamente reconhecível como seu e envolvia um vibrato onipresente, aplicado tanto a notas rápidas quanto lentas. Embora derivado em muitos aspectos da escola franco-belga, seu estilo é, no entanto, uma reminiscência do estilo de vida “gemütlich” (aconchegante) da Viena do pré-guerra.

Kreisler escreveu várias peças para violino, incluindo solos para encores, como "Liebesleid" e "Liebesfreud". Algumas das composições de Kreisler eram pastiches ostensivamente no estilo de outros compositores. Elas foram originalmente atribuídas a compositores anteriores, como Gaetano Pugnani, Giuseppe Tartini e Antonio Vivaldi, então, em 1935, Kreisler revelou que foi ele quem escreveu as peças.

Kreisler executou e gravou sua própria versão do primeiro movimento do Concerto para violino em Ré maior de Paganini. O movimento é refeito e em alguns lugares rearmonizado e a introdução orquestral é completamente reescrita em alguns lugares. O efeito geral é de uma obra do final do século XIX.

Kreisler possuía vários violinos antigos feitos pelos luthiers Antonio Stradivari , Pietro Guarneri , Giuseppe Guarneri e Carlo Bergonzi, muitos dos quais acabaram por levar seu nome. Ele também possuía um violino Jean-Baptiste Vuillaume de 1860, que costumava usar como seu segundo violino e que emprestava ao jovem prodígio Josef Hassid. Em 1952, ele doou seu Giuseppe Guarneri para a Biblioteca do Congresso em Washington, DC, onde permanece em uso para apresentações na biblioteca.

Fazem parte do repertório oficial de DG: Praeludium e Allegro no estilo de Pugnani, Caprice Viennois, op. 2, Larghetto sobre um tema de Carl Maria von Weber, Variações sobre um tema de Corelli no estilo de Tartini, Tema e variação no estilo de Corelli, , Liebesleid, Liebesfreud, Tambourin chinois, op. 3, Variação n° 18 de Variações Paganini, op. 43 por Sergej Rachmaninoff, Schön Rosmarin, Sicilienne e Rigaudon, Tempo di Menuetto, Recitativo e Scherzo.

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Fritz_Kreisler
https://www.britannica.com/biography/Fritz-Kreisler
Imagem Kreisler: https://www.bostonglobe.com/arts/2012/01/29/tribute-violinist-fritz-kreisler-anniversary-his-death/GJLKU4OythlTOt2HcAxuGP/story.html
Imagem DG: https://www.facebook.com/davidgarrettofficial/photos/10155206047878705
#davidgarrett #fritzkreisler #entrenotas

Nenhum comentário:

Postar um comentário