Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Henryk Wieniawski e o "staccato do diabo"!


Concerto para violino nº 1 em fá sustenido menor op.14; Concerto para violino nº 2 d menor op.22; Fantaisie brilliante op.20; Legende op.17; Scherzo-Tarantella op.16; Fantaisie brillante sur des motifs de l'Opéra Faust de Gounod Op.20; Capricio Tarantella são composições de Henryk Wieniawski, um dos poucos autores que fazem parte dos três repertórios oficiais de DG: Violino e Orquestra, Solo e Música de Câmara, Crossover. 

Henryk Wieniawski ocupa um lugar especial na história do violino. Em primeiro lugar, como um virtuoso brilhante que os críticos contemporâneos e os amantes da música consideravam a reencarnação de Nicolò Paganini. Em segundo lugar, como um compositor cujas obras resistiram ao teste do tempo e tiveram destaque na literatura do violino e no repertório de muitos violinistas importantes. Terceiro, como professor em duas das mais famosas academias de música da Europa. Finalmente, como uma personalidade excitante e extravagante.

O músico nasceu em Lublin (10/7/1835 – 31/3/1880) em uma família que combinava o interesse pelo bem-estar social com a paixão pela música. A casa dos Wieniawski era rica em música de piano, particularmente a música de Chopin, mas Henryk optou pelo violino, fazendo um progresso no instrumento, fazendo sua primeira aparição pública solo aos sete anos de idade. Sua carreira exigia um estudo sistemático, mas isso era impossível na Polônia naquela época, o que o levou para a França.

Henryk Wieniawski foi considerado um violinista de grande habilidade e escreveu algumas obras muito importantes no repertório de violino, incluindo dois concertos de violino tecnicamente exigentes. Sua L'École moderne: 10 Études-caprices é uma obra muito conhecida para aspirantes a violinista. Ele também escreveu vários mazurcas para violino com acompanhamento de piano (incluindo o popular Obertass em Sol maior), usando técnicas como pizzicato à esquerda, harmônicos, grandes saltos e paradas duplas. 

O que é comumente chamado de "empunhadura de arco russo" às vezes é chamado de "empunhadura de arco Wieniawski", pois Wieniawski ensinou a seus alunos seu próprio tipo de técnica de arco muito rígida (como a empunhadura russa) que lhe permitiu tocar o que chamou de "staccato"com facilidade. Esse "staccato do diabo" era usado para disciplinar a técnica dos alunos.

Wieniawski recebeu várias homenagens póstumas. Seu retrato apareceu em um selo postal da Polônia em 1952 e novamente em 1957. Uma moeda de 100 zlotys foi emitida em 1979 com sua imagem. A primeira competição de violino com o nome de Wieniawski ocorreu em Varsóvia em 1935. O Concurso Internacional de Violino Henryk Wieniawski é realizado a cada cinco anos desde 1952.

Fontes: https://en.wikipedia.org/wiki/Henryk_Wieniawski
https://www.wieniawski.com/life_and_creation.html
Imagem Wieniawski: https://www.greatpoles.pl/index.php/historical-poles/52-henryk-wieniawski
Imagem DG: EntreNotas/Unlimited – out/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário