Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

sábado, 27 de fevereiro de 2021

O 'perigo implícito' de um concerto para violino!


Trecho do texto de Mark Savage, repórter musical da BBC 
"O concerto é a última demonstração de virtuosismo musical - lançando um contra a orquestra enquanto eles se alternam, competem e se combinam em um diálogo em constante mudança. 

Essas dinâmicas se cristalizam na própria palavra concerto, que possui dois significados, aparentemente contraditórios: competição e acordo.

Mas a tensão explica por que essas peças se tornaram as favoritas de compositores e do público: é uma emoção ver os intérpretes levados ao seu limite, gerando exibições surpreendentes de destreza e musicalidade.

Algumas apresentações têm riscos ainda maiores: Beethoven só terminou seu concerto para violino no dia de sua estreia em dezembro de 1806, forçando o solista Franz Clement a ler partes de sua apresentação (segundo a lenda, Clement ficou tão irritado que interrompeu a apresentação para estreia de uma composição de sua autoria, tocada em uma corda, com o violino erguido de cabeça para baixo).

O único concerto para violino de Tchaikovsky, entretanto, era tão exigente que foi chamado de "impossível de tocar" - ou "unviolin-able" - quando foi publicado pela primeira vez.”

Trata-se do Concerto para Violino em Ré Maior , Op. 35 composto em 1878, com uma duração de aproximadamente 526 minutos. Este magnífico concerto está relacionado no repertório oficial de DG para violino e orquestra.

Fontes:
https://www.bbc.com/news/entertainment-arts-49607127
https://www.david-garrett.com/en/repertoire
Imagem: EntreNotas/Unlimited/QM2 – out/2019
#davidgarrett #concerto #concert #entrenotas

Nenhum comentário:

Postar um comentário