“Um maestro, uma atmosfera sinfônica, um pianista, grandes compositores, uma orquestra filarmônica... aqui está uma lista de elementos simples e eficazes para a encenação musical através do violino em uma grande obra do cinema.
Um violinista está sempre bem representado nas telonas, entre concertos, orquestras sinfônicas e a idade de ouro da música. Sem questionar se é possível desafiar o espectador, o diretor coloca o violino como acessório, mas ao mesmo tempo, quase como protagonista de uma saga musical, ajudado pelo talento de algum grande compositor, como Stravinsky, Wagner, Vivaldi ou Tchaikovsky.(...)
Enquanto estamos aqui falando em dois temas que são praticamente universais (música e cinema), podemos dizer que eles se misturam maravilhosamente. Além disso, o violino é aquele tipo de instrumento de cordas que a maioria de nós gosta e alguns até admiram, seja pelo profissionalismo de seus músicos, seja pelo som harmônico que ele produz.
É, portanto, válido dizer que é fácil e inspirador tomar o violino como ferramenta principal e como suporte para um cenário encantador no cinema. Pode ser que você se pergunte o que o predispôs a se tornar a estrela de alguns grandes filmes, (...) mas o fato de ele ter se tornado universal realmente permite que ele se encaixe em qualquer formato de filme, seja um longa metragem, um documentário ou mera ficção.”
Você já viu estes filmes? O Violinista do Diabo, Fuga, O Violino Vermelho, Música do Coração, O Violinista no Telhado, O Violino, O Violinista que Veio do Mar, Frango com Ameixas, O Rolo Compressor e o Violinista, Um Coração no Inverno, O Maestro, Valsa da Vida, O Quarteto, Mademoseille Chambon, Pequenos Segredos.
Fontes: https://www.superprof.com.br/blog/o-violinismo-nas-telonas/
http://listasde10.blogspot.com/2015/09/10-filmes-sobre-violinos-e-violinistas.html
Imagem: https://www.weekendnotes.com/the-devils-violinist-film-review/
Nenhum comentário:
Postar um comentário