Julius Conus nasceu Yulij Eduardovich Konyus, em Moscou, em 1/2/1869, filho do pianista Eduard Conus. Estudou no Conservatório de Moscou com Sergey Taneyev e Anton Arensky. Em 1888 foi agraciado com a Medalha de Ouro, viajando primeiro para Paris, onde tocou na orquestra de ópera, depois para Nova York, tornando-se concertista da orquestra.
Durante 1893-1901, ele ensinou no Conservatório de Moscou e fez amizade com Rachmaninov, com quem deu vários concertos de câmara. A Revolução Bolchevique o levou a se mudar para Paris, onde lecionou no Conservatório Russo em 1921. A ascensão do nazismo o levou a retornar em 1939 ao que se tornara a União Soviética. Ele morreu em Moscou em 3/1/1942.
Além de obras pedagógicas, Conus era conhecido por sua habilidade em melodias de linhas longas, como mostrado particularmente em seu “Concerto para violino em mi menor”, que estreou em Moscou em 1898 quando tinha 29 anos, tornando-se um repertório básico na Rússia que há muito tempo é popular com o público, embora seja rejeitado pela crítica.
No início dos anos 1900, Fritz Kreisler defendeu o concerto, fazendo sua primeira apresentação em Londres (1904). No entanto, foi Jascha Heifetz quem se tornou o verdadeiro “campeão” do concerto. Ele o incluiu em seu repertório mundial e, a partir de 1920, tocou-o várias vezes no Carnegie Hall. Ele também o gravou com a RCA Symphony Orchestra sob Izler Solomon em 1952.
Conus, ele próprio um violinista, produziu também várias peças mais curtas para violino que, em sua maioria, não são tocadas hoje.
Naturalmente, o “Concerto para violino em mi menor” foi incluído por DG em seu repertório oficial para Violino e orquestra
Fontes:
https://www.naxos.com/person/Jules_Conus/63198.htm
https://www.last.fm/music/Julius+Conus/+wiki
Imagem Conus sem crédito na web
Imagem DG: EntreNotas/Unlimited/QM2 – out/2019
Nenhum comentário:
Postar um comentário