Frédéric Chopin (1/3/1810 – 17/10/1849) se tornou um dos mais adorados e conhecidos compositores de música para piano graças à popularidade e acessibilidade de sua obra, enaltecida tanto em concertos e recitais quanto no cinema e na televisão.
Radicado na França, Frédéric Chopin fez carreira em Paris, deixando sua terra natal, a Polônia, aos 20 anos de idade. Sua habilidade musical já se destacava desde pequeno e aos poucos foi concentrando forças no estudo do piano, instrumento que esteve presente em todas as suas composições.
Chopin e George Sand - pseudônimo de Amandine Aurore Lucile Dupin, baronesa de Dudevant, aclamada romancista e memorialista francesa - tiveram um relacionamento duradouro, entre 1838 e 1847. A escritora, que usava um pseudônimo masculino para publicar suas obras, era mulher e enfermeira do pianista, dono de uma saúde muito frágil, o que acabou por prejudicar a relação entre os dois.
Julgando escapar da curiosidade pública e encontrar melhores condições climáticas para cuidar da saúde de Chopin, o casal se refugiou em Palma de Mallorca, no litoral da Espanha, onde permaneceu por um ano. A umidade local, porém, agravou o estado, já grave, de sua doença pulmonar crônica. Ali, Chopin compôs uma série de obras importantes, entre as quais os 24 Prelúdios.
O fabricante de piano favorito de Chopin era "Pleyel". Quando ele estava se recuperando da tuberculose em Mallorca, na Espanha, seu piano deveria acompanhá-lo. No entanto, a peça demorou muito para passar pela burocracia dos espanhóis e ele teve que tocar em um piano inferior quando esteve na ilha durante seus últimos anos. No entanto, algumas de suas peças mais famosas foram compostas em seu piano Pleyel.
Seus restos mortais estão no cemitério Père Lachaise, mas seu coração foi extraído do peito logo após a morte, e enviado para a Polônia, sua terra natal. Outro fato insólito é que dentro da urna mortuária de Chopin, em Paris, está uma taça de areia polonesa, presente que o compositor guardou ao longo de toda a vida.
Bravo!
Fontes: https://blog.fritzdobbert.com.br/pianistas/chopin-o-principe-dos-romanticos/
https://www.aliancafrancesa.com.br/novidades/top-3-curiosidades-sobre-chopin/
https://pt.quora.com/Quais-s%C3%A3o-os-fatos-mais-interessantes-e-curiosos-sobre-Fr%C3%A9d%C3%A9ric-Chopin
Fotomontagem Entrenotas
#davidgarrett #chopin #entrenotas
Nenhum comentário:
Postar um comentário