Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

domingo, 28 de março de 2021

David e seus violinos!


“Eu uso meu “Adolf Busch Stradivari” de 1716 principalmente para apresentações clássicas e gravações musicais. Também comprei um “Guarneri Del Gesu” de 1728, há alguns anos, que agora gosto de tocar quase tanto quanto o Strad. Tem um som um pouco mais potente, que funciona especialmente bem para os grandes concertos de violino. Tenho também um “Sanctus Seraphin” de Veneza/1735, que é mais um instrumento para ser usado em ambientes menores e para música de câmara. Não tem muito volume, nem a qualidade do Strad ou do Del Gesu, mas mesmo assim é muito bonito e seu verniz veneziano é absolutamente mágico. 

Também tenho alguns instrumentos de prática: de manhã, costumo tocar estudos e escalas no meu “Jean-Baptiste Vuillaume”. Lembro-me de assistir a um documentar quando criança sobre Jascha Heifetz, no qual ele falou sobre seu instrumento de treino “Carlo Tononi”. Só depois de esquentar-se no “Tononi” é que ele pegava seu melhor violino – o que sempre achei uma atitude extremamente respeitosa em relação a um instrumento. Obviamente. É um grande luxo poder fazer isso, mas como tenho a oportunidade de tocar dois fantásticos instrumentos cremoneses, sinto que eles merecem o melhor tratamento possível. 

Para crossover, tenho um instrumento diferente novamente: um violino francês da escola “Vuillaume”. Durante as performances de crossover tem um microfone tão perto do violino que não há necessidade de tocar um instrumento especialmente alto - e mesmo se eu tocasse o som ficaria meio engasgado. Além disso, há tanta pirotecnia durante meus shows que meu coração clássico ficaria muito preocupado em tocar um Strad extremamente valioso sob tais circunstâncias. Não se trata de dinheiro, é mais sobre o instrumento, com sua história única ele é insubstituível. 

Nos últimos anos, comecei a usar violinos elétricos ocasionalmente. Fiz um arranjo de Prince’s Purple Rain com uma grande seção intermediária de improvisação, como uma homenagem ao ano em que ele morreu. Prince era um guitarrista de jazz fantástico e um verdadeiro gênio, então quando chegou a hora dessa seção achei que deveria escolher o violino elétrico em sua homenagem. Claro, os instrumentos elétricos têm suas limitações, mas para ocasiões especiais, quando tudo se torna bombástico, acho que faz sentido musicalmente usá-los. Mesmo assim, nuance, respiração, vibrato - todas as coisas que adoro tocar no violino - não são possíveis em um instrumento elétrico. Tem uma alma diferente do violino acústico e não é minha alma gêmea.” 

Fonte: The Strad Magazin/Charlotte Smith/abr/2021 
Imagem: Frame vídeo MdV - Museo del Violino 
#davidgarrett #violin #strad #delgesu #vuilhaume #sanctusseraphin #entrenotas

Nenhum comentário:

Postar um comentário