Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

quinta-feira, 11 de março de 2021

Muito mais que apenas uma Valsa!

Valsa da Meia Noite, essa composição de DG e Franck já começa linda e intrigante no título, provocando um longo e delicioso frisson durante sua execução! Impossível não fechar os olhos, aguçar os ouvidos e deixar a música penetrar por cada poro da pele arrepiada até atingir o âmago da alma! Uma delícia! 

A valsa é um gênero musical clássico, que também se desdobra em um estilo de dança clássica, originados na Áustria e na Alemanha no início do século XII.

Normalmente a valsa, seja como gênero musical ou estilo de dança, possui o compasso ternário, ou seja, tem três tempos, sendo o primeiro tempo forte e os demais fracos.

A palavra valsa tem origem na palavra alemã “waltzen”, que quer dizer “dar voltas”. Ela é marcada principalmente pelo ritmo lento e pelo movimento de torções em par, que se movem pelo salão em círculos, como se estivessem dando voltas.

Embora a valsa seja considerada clássica, sua origem é campestre e surgiu primeiramente como um estilo de dança inspirado no minueto, dança na qual os pares dançavam separados, e no laendler, dança campestre alemã.

A valsa era vista em princípio como vulgar pelas classes sociais mais altas e pela aristocracia. Alguns países europeus chegaram a proibir a valsa, por considerarem uma dança imoral. Entretanto, ela ganhou força nas camadas mais populares da sociedade. No fim do século XVI a dança passou a ser aceita pela alta sociedade,

Ao longo dos anos, muitas variantes, inclusive composições musicais da valsa foram desenvolvidas, de acordo com a região geográfica. Os compositores mais famosos da valsa são os membros da família Strauss, Josef e Johann Strauss.

Depois, ela foi reinterpretada por compositores como Frédéric Chopin, Johannes Brahms e Maurice Ravel. Johann Strauss II compôs mais de duzentas valsas, que tornou o estilo uma dança independente com contato mais próximo entre os parceiros. Dentre elas, destaca-se a valsa “Danúbio Azul”, considerada a composição mais tocada e conhecida dele.”

A valsa seduz pela sua melodia graciosa e sinfônica e para a qual contribuem instrumentos como o piano, o violino e o baixo. E, a valsa não é só música, é também dança, pintura, escultura e poesia! 

Fonte: https://www.significados.com.br/valsa/
Cliparte: SelinMarsou/DevianArt
Imagem DG sem crédito na web

Nenhum comentário:

Postar um comentário