Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

segunda-feira, 29 de março de 2021

Não basta ser Músico, também precisa ser empreendedor!


Até pouco tempo, empreender no segmento da música não fazia parte da agenda dos artistas. Hoje, essa perspectiva mudou. Começa a ficar distante o tempo em que ser músico limitava-se a saber tocar um instrumento. Quem é músico e quer sobreviver, ser reconhecido e crescer nessa arte, já percebeu a importância de garantir algo mais, ou seja, ser o gestor da própria carreira musical. 

Existem escolas dedicadas à formação desse segmento, porém, o empreendedorismo ainda é um desafio para a maioria dos artistas. Um músico que pretende administrar sua atividade artística, precisa aprender que para um empreendimento ser bem-sucedido é necessário definir metas e objetivos como aonde se deseja chegar, quanto querer do mercado e o que esperar dele. É preciso entender a equação carreira musical = talento + gestão, pois talento sem gestão é só um entretenimento.

Além disso, um músico precisa de suporte às suas ações, para que possa executar o que sabe fazer de melhor: cantar, compor, tocar, realizar shows. Para isso, a ajuda de alguns profissionais é imprescindível: contador, advogado, agente/produtor e assessor de comunicação. Cada um, em sua especialidade, é essencial para o sucesso do negócio musical.

O processo de aprendizado é contínuo e o empreendedor tem que se manter atualizado para modelar seu negócio de acordo com as tendências de mercado, estabelecendo uma trilha de conhecimento fundamental para o sucesso da carreira.

Planejar e controlar os resultados da sua arte, consolidar a carreira musical, estar por dentro da legislação, proteger a obra musical, vencer a pirataria, criar novos modelos de negócios e práticas para seu mercado, participar dos eventos que o mercado oferece, saber como buscar patrocínios, aprender a prestar contas de projetos culturais, ficar atento às novidades do setor, são itens fundamentais da gestão musical.

DG é um musico que conquistou o sucesso musical e financeiro em sua carreira, sempre acompanhado de uma pequena, confiável e fiel equipe que o suporta. Como ele mesmo diz, hoje ele está com a vida ganha, o que lhe proporciona mais espaço para fazer apenas aquilo que gosta.

Fonte: https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/cartilha_10_dicas_para_musico_sucesso_web_inter.pdf
Imagem: EntreNotas/Unlimited/QM2 – out/2019
#davidgarrett #negociodamusica #empreendedor #entrenotas

Nenhum comentário:

Postar um comentário