Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

quarta-feira, 10 de março de 2021

O apaixonado Pablo Sarasate!


Sarasate (10/3/1844 – 20/9 1908) foi um dos primeiros violinistas que fizeram gravações, datadas de 1904. Como compositor, o grande violinista deixou mais de cinquenta obras catalogadas, quase sempre inspiradas no folclore espanhol, magnificamente escritas para violino e piano, e violino e orquestra. As composições de Sarasate são, principalmente, peças de exibição projetadas para demonstrar sua técnica exemplar e interpretação apaixonada. 

Nascido em Pamplona/Espanha, seu talento musical tornou-se evidente desde cedo e estreou-se no concerto público na Corunha aos oito anos, tornando-se famoso por seu domínio da técnica e virtuosismo, uso de músicas folclóricas espanholas em suas interpretações/composições e pelos arranjos musicais, como o trabalho desenvolvido com a ópera “Carmen” de Bizet, para violino e orquestra.

A popularidade do sabor espanhol de Sarasate em suas composições se reflete no trabalho de seus contemporâneos. Por exemplo, as influências da música espanhola podem ser ouvidas em obras notáveis como a Symphonie espagnole de Édouard Lalo , dedicada a Sarasate; Georges Bizet 's Carmen ; e a introdução e Rondo Capriccioso de Camille Saint-Saëns , escrita expressamente para Sarasate e dedicada a ele.

Curiosamente, gênios da música têm as suas excentricidades. Pablo certa vez interrompeu um concerto em Paris, irritado com uma senhora sentada na segunda fila do teatro. "Não posso continuar tocando no compasso de 3 por 4. A senhora me perturba, abanando-se com o leque no compasso de 2 por 3."

Constam no repertório oficial de DG: Zigeunerweisen, op. 20, Carmen, op. 25 (Violino e Orquestra); Romanza Andaluza, Introdução e Tarantelle, Zapateado, Dança espanhola n ° 8, op. 27 (Solo e Música de Câmara); Jota Navarra (Crossover).

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Pablo_de_Sarasate
https://www.david-garrett.com/en/repertoire
Imagem Sarasate: https://www.amaen.es/es/sarasate-navascues-pablo
Imagem DG sem crédito na web
#davidgarrett #pablosarasate #entrenotas

Nenhum comentário:

Postar um comentário