O violino possui um diferencial se comparado aos outros instrumentos de corda, já que o violão e a guitarra, por exemplo, normalmente possuem seu espelho dividido em “casas por trastes” o que facilita encontrar todas as notas.
Já no pequeno notável não há essa marcação, então, consequentemente, é preciso uma percepção mais apurada para conseguir acertas as notas com precisão, sendo um assunto bem complicado para aprender logo no inicio do estudo de violino, algo que leva tempo para ser dominado.
Por isso é preciso ter um bom mestre para conseguir fazer a marcação correta no espelho e não criar vícios que podem levar a uma má execução na hora de tocar. Depois de aprendidas, feitas e decoradas as marcações, todas as notas são encontradas, pois, como é possível saber qual nota soa acima da marcação, percebemos que entre a primeira marcação e a pestana existirá uma nota em cada corda, assim como na segunda marcação e na terceira também.
Não é simples nem fácil, mas a partir daí será possível aprender diversas outras coisas, de maneira mais fácil, já que as marcações irão ajudar muito... tão diferente do piano, no qual teclas brancas e pretas nos informam quais são as notas num olhar!
Fonte: https://musica.culturamix.com/curiosidades/como-marcar-o-espelho-do-violino
https://blog.planetamusica.net/notas-do-violino/
Imagens notas: https://br.pinterest.com/pin/1688918589974431/?autologin=true
https://www.researchgate.net/figure/Figura-2-Notas-e-frequeencias-das-quatro-cordas-do-violino-Sol3-196-Hz-Re4-29366_fig1_262653878
Imagem DG: EntreNotas/Unlimited/QM2 – out/2019
#davidgarrett #mapanotasviolino #entrenotas
Nenhum comentário:
Postar um comentário