Joseph Maurice Ravel (7/3/1875 – 28/12/1937) foi um compositor e pianista francês, conhecido sobretudo pela sutileza das suas melodias instrumentais e orquestrais. Começou a demonstrar interesse pela música aos 7 anos e aos 14 ingressou no conservatório de música de Paris.
A música francesa mais tocada no mundo é o “Bolero de Ravel” que ele considerava trivial e descreveu como "uma peça para orquestra sem música". A composição foi encomendada por Ida Rubinstein, uma bailarina e teve sua estreia na ópera de Paris em 1928.
Ravel entrou para a história da música clássica como um importante compositor francês e foi também reconhecido como um grande orquestrador, foi influenciado significativamente por Claude Debussy, mas também por compositores anteriores, como Mozart, Liszt e Strauss, logo encontrando seu próprio estilo, marcado pelo Impressionismo.
Tzigane (Violino e Orquestra), Sonata para Violino e Piano (Solo e Música de Câmara) Bolero (Crossover) fazem parte do repertório oficial de DG.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Maurice_Ravel
https://www.david-garrett.com/en/repertoire
Imagem Ravel: pintura de Ludwig Nauer, 1930
https://cdn.britannica.com/25/154525-050-398C41C8/Maurice-Ravel-painting-Ludwig-Nauer-1930.jpg
Imagem DG: EntreNotas/Unlimited/QM2 – out/2019
#davidgarrett #mauriceravel #boleto #entrenotas
Nenhum comentário:
Postar um comentário