Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

segunda-feira, 19 de abril de 2021

As poderosas marcas de Violinos!

“Uma marca é um nome, termo, sinal, símbolo ou desenho, ou uma combinação dos mesmos, que identifica bens e serviços de um produtor ou grupo de produtores e os diferencia dos concorrentes. Um nome de marca é aquela parte da marca que pode ser pronunciada ou pronunciável.” (Philip Kotler) 

As primeiras marcas que se têm conhecimento na história nasceram da necessidade de gravar a origem dos produtos. A partir da Idade Média, ficou mais claro que o uso de marcas para os produtos estava cada vez mais indicando um sistema de controle de quantidade e de produção, dando um certo “sentido prático” para as primeiras trademarks (marcas de comércio). Utilizar o próprio nome como marca é uma prática antiga e difundida até hoje.

Quando falamos de violinos, as marcas mais respeitadas são, sem dúvida, as dos luthiers dos séculos 16/17/18. Da genialidade daqueles artesãos nasceram os mais perfeitos instrumentos de corda de todos os tempos. Amati, Stradivarius ou Del Gesù são marcas tão fortes, que transformaram-se em designação de violino – uma figura de linguagem que substitui o nome de um objeto por uma característica que ele possui, neste caso, o nome de sua marca.

Para realmente entender a influência da marca na questão dos violinos antigos é preciso perceber que a marca transmite muito mais do que os atributos físicos do produto. A marca permite que se atribua a responsabilidade, qualidade e varias outras características ao fabricante. A marca é a identidade de um produto altamente diferenciado, transmite os valores da sua produção, sua confiabilidade, possui a capacidade de satisfazer a necessidades do mais exigente instrumentista, vale não só pelo que representa, mas pelo que de fato entrega.

A marca desses instrumentos antigos é tão poderosa, que mesmo estando cientificamente comprovado que certas marcas atuais entregam a mesma excelência, estas não conseguem ter o mesmo prestígio, afinal é quase impossível competir com instrumentos que tem um senso de história intrínseco, que foram utilizados por incontáveis solistas virtuosos e ainda adicionam um sentimento desafiador, instigando seu atual guardião a tocar como nunca antes!

Fonte: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R2467-1.pdf
https://incomum.in/blog/importancia-da-marca-para-uma-empresa#:~:text=A%20marca%20%C3%A9%20respons%C3%A1vel%20pela,fornece%20uma%20identidade%20ao%20neg%C3%B3cio.
Imagem Stradivari: https://www.elespanol.com/social/20190124/silencio-ciudad-vive-sin-ruidos-salvar-musica/370964226_0.html
Imagem Del Gesù: http://www.coppiardi.com/gallery/peg-cast/14397876
Imagem Amati: https://d3h6k4kfl8m9p0.cloudfront.net/stories/WBcTs0IKF3xPyvsFrdfLwA.jpg
#davidgarrett #marca #violin #delgesu #stradivari #amati #entrenotas

Nenhum comentário:

Postar um comentário