Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

domingo, 18 de abril de 2021

Guarneri Del Gesù


Claro, que DG tem em suas mãos um “Del Gesù” (1728), afinal, um dos músicos mais virtuosos da atualidade, precisa ter apoiado em seu ombro um instrumento extraordinário. 

Havia cinco Guarneri’s que trabalhavam instrumentos de corda. O patriarca Andrea Guarneri (1626 - 1698) trabalhou como aprendiz de Antonio Stradivari na oficina Amati. Dois dos filhos de Andrea e dois de seus netos também se tornaram luthiers. O mais conhecido deles é seu neto Bartolomeo Giuseppe Guarneri (1698-1744), também conhecido como Joseph Guarnerius del Gesù.

A família Guarneri, como os Amati e Stradivari, tinha sua base em Cremona. Eles foram os únicos de três famílias a se ramificar para outras cidades. Não há registro preciso do número total de violinos, violas e violoncelos criados pela família Guarneri. Violinos foram sua produção primária, estimando-se que cada um produziu pelo menos cerca de 250 violinos. Hoje, existem cerca de 120 violinos Guarnerius del Gesù.

Acredita-se que existam de seis a sete violas Guarneri restantes. Enquanto os outros Guarneri, luthiers talentosos que foram, trabalhavam no estilo Amati ou Stradivari, Giuseppe rompeu com suas tradições. O seu tempo relativamente curto como luthier (cerca de 24 anos) foi marcado pela experimentação no desenho e construção dos seus violinos.

Os Guarneris foram considerados uma casa menor de luthiers durante sua vida. Enquanto casas nobres compravam violinos Stradivari e Amati, o violinista mais humilde e trabalhador preferia os Guarneri. Ironicamente, pode ser precisamente porque os instrumentos Guarneri eram acessíveis que a reputação da família encontraria destaque no futuro.

A família ficou mais conhecida cem anos após seu apogeu, quando Paganini começou a tocar seu famoso violino Il Cannone de Gesù. Paganini adquiriu o Guarneri porque perdeu seu violino Amati para quitar uma dívida de jogo. O Guarneri foi emprestado a ele por um violinista amador. Il Cannone foi doado a Gênova em 1851. Quase não tocado por décadas, foi emprestado a violinistas famosos no início do século XX. Agora, é tocado em um show uma vez por ano pelo vencedor do concurso Paganini.

Enquanto "Stradivarius" tem um nome popular, os instrumentos de Guarneri del Gesù valem mais dinheiro. Os violinos Guarneri del Gesù ocupam três posições na lista dos "Cinco violinos mais caros já vendidos"(Kochanski del Gesù - $10 milhões - Carrodus Guarneri - $10 milhões - The Vieuxtemps Guarneri - $16 milhões). Além disso, os violinos Guarneri del Gesù, incluindo os mais valiosos, continuam a ser usados em apresentações públicas.

Fontes:https://www.connollymusic.com/stringovation/11-facts-you-should-know-about-the-guarneri-family
https://en.wikipedia.org/wiki/Giuseppe_Guarneri#cite_note-13
P.S. Cozio a maior referência mundial para compradores, vendedores e conhecedores de instrumentos de corda finos e arcos, lista quatro instrumentos Del Gesù de 1928:
• Robberechts (Robrecht), 1728, Cozio 44054
• Corti, Tolstopiatow, Lvoff, c. 1728, Cozio 42441
• Kubelik, von Vecsey, c. 1728, Cozio 71858
• 'Lady Stretton', 1728-29, Cozio 40126
• Imagem: EntreNotas/Unlimited/QM2 – out/2019
#davidgarrett #guarneridelgesu #delgesu #entrenotas #violin #violino

Nenhum comentário:

Postar um comentário