Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

quarta-feira, 21 de abril de 2021

O acesso popular às "Teorias de Tudo"!


No que diz respeito às primeiras impressões, nenhuma outra figura histórica se assemelha ao inventor da impressora de tipos móveis mecânicos: o artesão alemão Johannes Gutenberg. Essa tecnologia revolucionária tornou o conhecimento encontrado em livros acessível ao cidadão comum pela primeira vez na história. 

Johannes Gutenberg nasceu em Mogúncia, Alemanha, talvez em 1396. Poucos anos após seu nascimento sua família mudou-se para Estrasburgo. Em 1434 já era conhecido como um homem de grande habilidade mecânica, proprietário de uma oficina onde ensinava vários ofícios, entre eles o de talhador de pedra, cortador e polidor de espelhos, ourives etc.

Em 1438, Gutemberg associou-se com Andreas Dritzehene para a construção de um misterioso invento, uma associação que lhe rendeu enorme dor de cabeça.

Os livros impressos com sua invenção disseminaram o hábito de ler e escrever e deixaram a cultura ao alcance das novas classes sociais. Como a vida de Johannes Gutenberg passou quase sem registro, a data da invenção da prensa tipográfica é igualmente incerta, mas permaneceu inalterada até o século XX.

Graças a Gutenberg, hoje temos fácil acesso às “teorias de tudo”, ao conhecimento, educação, cultura, música, através de todo tipo de impressos, incluindo as pautas das melodias que DG toca em seu violino!

Fontes: https://www.ebiografia.com/johannes_gutenberg/
https://super.abril.com.br/historia/gutenberg-primeiras-impressoes/#:~:text=Empobrecido%2C%20Gutenberg%20se%20ocupava%20da,livro%20era%20um%20trabalho%20fenomenal
Imagem Gutenberg: https://www.viagemalemanha.com/gutenberg-inventor-prensa-europa-livros/

Nenhum comentário:

Postar um comentário