A Páscoa (Ostern) na Alemanha tem algumas peculiaridades e segue tradições bem marcantes. De acordo com o calendário cristão, a Páscoa consiste no encerramento da Semana Santa, de forma que as comemorações começam na Sexta-Feira Santa (Karfreitag), quando é relembrada a crucificação de Jesus Cristo, terminando na Segunda-Feira de Páscoa.
Na Sexta-feira Santa não se pode dançar em público e nem fazer qualquer tipo de manifestação barulhenta. O silêncio nesse dia é garantido na lei. Em Berlim a “Tanzverbot” (proibição da dança) é mais flexível e acontece só entre 16h e 21h da sexta-feira. Já em outros estados ela é mais rígida.
A Páscoa é um feriado muito tradicional. As crianças e adultos decoram cascas de ovos para enfeitar arranjos e até mesmo árvores inteiras. O costume dos ovos coloridos é antigo e envolve toda a família; também existe a tradição dos ovos de chocolate decorados com papeis coloridos.
Uma brincadeira típica desta época é esconder os ovinhos dentro de casa ou nos parques das cidades. O ovo é o símbolo da fertilidade e da nova vida em crescimento e é utilizado para celebrar esta festa há séculos.
O coelho, que hoje também é símbolo da Páscoa em Berlim, é uma figura alegórica mais recente na história da Ostern, os primeiros relatos datam do último século.
Os alemães também costumam fazer grandes fogueiras na Páscoa. Essa tradição teve início no século XI na região onde depois se formaria a Alemanha. A fogueira representa o sol, que chega mais forte na primavera no hemisfério norte, como o centro da vida humana. Era um ritual para garantir também o crescimento da colheita.
Fontes: https://portaldogeneroso.com/danca-esta-proibida-em-quase-toda-a-alemanha-na-sexta-feira-santa/
https://goeasyberlin.de/blog/eventos/tradicoes-da-pascoa-alema/
Imagem: https://www.instagram.com/p/B-xx2BinxUk/
#davidgarrett #ostern #pascoa #entrenotas #silence #silencio
Nenhum comentário:
Postar um comentário