Tel Aviv, 5 de junho de 1967, o maestro que ensaiava a filarmônica de Israel ouviu soarem as sirenes que anunciavam o início da guerra, guardou sua batuta, correu para o aeroporto e pegou o primeiro avião. Naquela mesma hora, Zubin Mehta, em Viena, embarcava em um avião de carga da El Al; no dia seguinte, ensaiou a filarmônica no subsolo do auditório Mann e, à noite, ali regeu um concerto inesquecível.
Assim como se prontificou para reger a Filarmônica durante a Guerra dos Seis Dias, Zubin Mehta (29/4/1936) repetiu a façanha durante as guerras do Yom Kipur, esta com os solistas Isaac Stern e Daniel Barenboim, e do Golfo, em 1991, subindo ao pódio da orquestra enquanto Sadam Hussein despejava mísseis sobre Tel Aviv, mesmo tendo que cancelar compromissos assumidos em Nova York. O público assistiu ao concerto usando máscaras contra gás.
Mehta esteve pela primeira vez à frente da Filarmônica em 1961, quando tinha apenas 25 anos de idade e era estudante de música em Viena. Ele nasceu em Bombaim, atual Mumbai, de origem pársi, em 26 de abril de 1936.
O maestro considera a Orquestra Filarmônica de Israel como sua própria família. A par de raras exceções, ao longo dos 50 anos em foi o regente, ele mesmo escolheu todos os seus músicos, "que entendem cada gesto que eu faço, por mais sutil que seja". Zubin considera a regência como a forma mais consumada de comunicação entre seres humanos, porque maestro e orquestra se entendem à perfeição sem que uma só palavra seja pronunciada. No domínio da música erudita, a carreira de Zubin Mehta é impressionante.
O maestro Zubin Mehta, amigo e mentor de David, o conduziu quando DG ainda era um adolescente afirmando sobre o jovem iniciante: "Você precisa ter o som de um solista e o temperamento de um solista. Ele tem ambos."
Video: https://www.youtube.com/watch?v=CyvZXxyS6mI
Fonte: http://www.morasha.com.br/biografias/zubin-mehta-cidadao-do-mundo.html
Imagens sem crédito na web
#davidgarrett #zubinmehta #entrenotas
Nenhum comentário:
Postar um comentário