Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

quinta-feira, 15 de abril de 2021

Um Músico chamado Leonardo da Vinci!


Consta que Leonardo da Vinci, que aniversaria hoje (15/4/1452 – 2/5/1519), executava peças na lira e no alaúde, que cantava e realizava algumas improvisações, contudo, nunca se encontrou registros de composições suas. Acredita-se que Da Vinci tenha aprendido música “de ouvido”, movido pelo seu grande interesse e curiosidade, praticando sozinho ou na companhia de amigos músicos, sem professor conhecido. 

Seu envolvimento com a música, entretanto, não se restringia em tocar perfeitamente a lira e o alaúde e cantar descompromissadamente. Da Vinci escreveu sérios e relevantes ensaios e reflexões sobre música, além de projetar e construir protótipos de instrumentos musicais, o que deixa claro que possuía bom conhecimento musical. Sabe-se que entre seus livros preferidos estava “A arte da música”, um completo tratado escrito em 1035 por Guido d’Arezzo, um beneditino erudito muito famoso como teórico musical.

Em 1489 um espetáculo chamado “Paraíso” foi dirigido e encenado por da Vinci. Esta deslumbrante obra, colocada em cena com a arte e a genialidade de Leonardo, pode ser considerada, mesmo um século antes de “Orfeu” de Monteverdi, como a primeira ópera moderna. O trabalho de Leonardo como cenógrafo, é precursor das grandes montagens que imaginaria séculos mais tarde Richard Wagner. Como era um maravilhoso inventor e detentor de grande elegância, sobretudo nas diversões de teatro e como cantava admiravelmente acompanhado de sua lira, agradava todos os príncipes.

Sua imersão musical se deu também como hábil construtor de instrumentos, alguns dos quais usava para acompanhar seus poemas e composições, uma vez que ele era também escritor, tanto de poemas quanto de contos e aforismos.

Há cinco séculos Leonardo projetou um instrumento que une características do cravo, órgão e viola de gambá. Parece um piano de cauda, mas na verdade, as 61 cordas, ao invés de serem tocadas por martelos, são estimuladas por quatro rodas giratórias revestidas de crina de cavalo de forma semelhante aos arcos usados para tocar violino e violoncelos.

Leonardo da Vinci estendeu suas contribuições da arte até a ciência e a filosofia, alcançando o status daquilo que hoje denominamos "homem universal renascentista". Um verdadeiro gênio!

Fonte: Revista Esfinge
https://www.revistaesfinge.com.br/2018/08/26/um-musico-chamado-leonardo-da-vinci/
https://www.hypeness.com.br/2013/12/depois-de-500-anos-instrumento-musical-projetado-por-leonardo-da-vinci-sai-do-papel/
Imagem Da Vinci: https://sites.google.com/site/monalisaarteaula/leonardo-da-vinci
Imagem DG:Frame programa TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário