"Com o tempo, o concurso de fabricação de violino tornou-se um evento verdadeiramente de classe mundial. Tudo começou em 1952, quando o comerciante de grãos Zdzisław Szulc fundou e se tornou gerente de uma coleção exclusiva de instrumentos musicais. Foi o início do museu que hoje, como filial do Museu Nacional, figura entre os mais destacados estabelecimentos deste tipo na Europa.
Cinco anos depois, em 1957, foi sede do Primeiro Concurso Internacional de Fabricação de Violino, para o qual foram submetidos 130 instrumentos fabricados em 16 países do mundo; a fabricação de violinos e as propriedades funcionais dos instrumentos do tcheco Josef Vavra e do francês Rene Quenoil foram julgados os melhores: esses dois fabricantes de violinos abrem a lista de laureados da competição, que até agora conquistou reputação e alto prestígio em ambos os hemisférios e é classificado ao lado dos eventos em Cremona, Mittenwald, Moscou ou Londres.
Suas dez edições anteriores apresentaram mais de 1400 instrumentos de 30 países de todos os continentes. Quase sessenta instrumentos premiados compõem uma coleção especial, que regularmente empresta seus instrumentos para jovens violinistas.
Os concursos de Poznań, que com o tempo começaram a atrair violinistas altamente talentosos e jurados de habilidade extraordinária e autoridade universalmente reconhecida, contribuíram muito para o renascimento desta importante área do artesanato artístico, que - na Polônia e em outros lugares - foi seriamente negligenciada no período pós- período de guerra.
Simpósios e conferências realizados simultaneamente tornaram-se uma plataforma de compartilhamento de habilidades para várias escolas e tradições de fabricação de violino - um fator cujo significado cultural não pode ser superestimado.
É importante notar também que Poznań é o único centro na Polônia onde os fabricantes de violinos recebem educação secundária e superior; devemos isso ao Prof. Włodzimierz Kamiński (1930-1993), sucessor de Zdzisław Szulc (falecido em 1959), que elevou o status do museu a uma instituição proeminente e centro de pesquisa."
O concurso é organizado pela Sociedade Musical Henryk Wieniawski em Poznań (Towarzystwo Muzyczne im. Henryka Wieniawskiego w Poznaniu) em cooperação com o Sindicato Polonês de Construtores de Violino (ZPAL - Związek Polskich Artystów Lutników) e o Museu Nacional em Poznaniu.
Este ano, 68 violinos foram admitidos na fase de abertura da competição; apenas dez instrumentos serão selecionados para avançar para a ronda de avaliação acústica. A cerimónia para os vencedores deste ano e o concerto de celebração será transmitido ao vivo no "The Violin Channel", dia 13 de maio.
Fonte/Imagem: https://www.wieniawski.com/ivmc.html
#davidgarrett #HenrykWieniawsk #concurso #luthier #entrenotas #poznań
Nenhum comentário:
Postar um comentário