O samba é um gênero musical típico brasileiro e sua forma moderna consolidou-se nas no começo do século XX, com o rádio e as escolas de samba, tornando-se um dos ritmos mais tradicionais da cultura brasileira. Tem origem nos batuques e rodas de samba realizadas pelos afro-brasileiros em seus momentos de encontro e lazer e transformou-se em um gênero de canção popular, que é um dos mais apreciados no Brasil além de um dos seus símbolos no exterior.
O samba é reconhecido como um dos estilos mais importantes da cultura e da identidade do brasileiro e esse reconhecimento manifesta-se pelo fato de que o samba urbano carioca, assim como seus subgêneros, é considerado patrimônio cultural imaterial do Brasil.
Bem, esta é a definição concreta do samba, mas também existe uma definição poética que diz:
“É melhor ser alegre que ser triste, alegria é a melhor coisa que existe, é assim como a luz no coração! Mas pra fazer um samba com beleza é preciso um bocado de tristeza, senão, não se faz um samba bom! (...)
O bom samba é uma forma de oração, porque o samba é a tristeza que balança e a tristeza tem sempre uma esperança, de um dia não ser mais triste não, feito essa gente que anda por aí brincando com a vida, (...) a vida não é brincadeira, a vida é arte do encontro embora haja tanto desencontro pela vida! (...)
Ponha um pouco de amor numa cadência e vai ver que ninguém no mundo vence a beleza que tem um samba bom. Porque o samba nasceu lá na Bahia e se hoje ele é branco na poesia, ele é negro demais no coração!”*
Que samba brasileiro você mais gosta?
Fonte: Brasil Escola
https://brasilescola.uol.com.br/cultura/samba.htm
Imagem: Pedro Bischop
*Samba da Benção: Baden Powell/Marcelo Peixoto/Vinicius de Moraes
#davidgarrett #samba #brasileiro #entrenotas #artedosamba
Nenhum comentário:
Postar um comentário