Sempre é bom lembrar que DG conhece Hamburg, cidade que ele visita muitas vezes, onde fez suas últimas tatoos, onde mora sua irmã, o porto onde ele embarca e desembarca da turnê “Star at Sea”, onde reúne milhares de fãs para shows em arena. Uma cidade para amar, que nos cativa por muitos motivos diferentes. Um deles é sua história sofrida.
A Igreja de São Nicolau foi a primeira das igrejas de Hamburgo a ser destruída com o grande incêndio de 1842. O incêndio fez a cidade arder durante quatro dias, destruindo igrejas, a prefeitura e inúmeros outros prédios. Morreram 51 pessoas e cerca de 20.000 ficaram desabrigadas. Após esse incêndio, a reconstrução da cidade demorou mais de 40 anos.
Depois desse episódio, o conselho da cidade decidiu reconstruir a Igreja. Após 17 anos de reconstrução, quando concluída, a igreja, com sua torre de 147,3m altura, era o edifício mais alto do mundo.
Mas a Igreja e a cidade não tiveram muita sorte. Durante a Segunda Guerra Mundial, Hamburgo foi novamente destruída. Sofreu pesados bombardeios que mataram mais de 35.000 civis e deixaram mais de 900.000 desabrigados, a maioria durante a Operação Gomorra. A área em torno da St. Nikolai foi fortemente bombardeada, ainda dá para se ver os impactos dos fragmentos de bomba nas paredes que sobraram de São Nicolau. Depois que a guerra terminou em 1945, a igreja era apenas uma ruína, havia sobrado só a torre.
Os nazistas foram extremamente cruéis na 2ª Guerra, mas americanos e britânicos também fizeram a sua parte nos horrores. Terminado o conflito, o Senado de Hamburgo decidiu não reconstruir a Igreja. Hoje ela se destaca como uma impressionante ruína no centro da cidade, para que nunca se esqueçam dos horrores da guerra.
No seu subsolo, há um memorial e museu para as vítimas da guerra e perseguição nos anos de 1933 a 1945. Entre 2014 e 2017 o memorial foi restaurado, investindo na segurança e preservação da torre que sobrou dos ataques da II Guerra Mundial. Há um moderno elevador que leva até o alto da torre da Igreja, de onde se tem uma visão panorâmica da cidade de Hamburgo.
Mas o lugar é muito mais que isso, a energia que emana daquelas ruínas consagradas é simplesmente poderosa, capaz de arrepiar a pele das pessoas que ali entram... é como sentir-se abraçado por milhares de almas que se confortam com sua presença e agradecem por não serem esquecidas... e quando os sinos repicam ao meio-dia... é muito além de poderoso! É algo difícil de explicar, precisa deixar a alma sentir!
Fonte: http://conheciecurti.com.br/hamburgo/
Imagens Hamburg EntreNotas/nov-2019
Imagem DG: https://www.instagram.com/p/B4IAKMkiDOX/
#davidgarrett #saintnikolaus #church #entrenotas #hamburg
Nenhum comentário:
Postar um comentário